Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23700

TítuloA intervenção precoce no distrito de Braga : que apoios e benefícios para as famílias apoiadas?
Autor(es)Leite, Carina Sofia Correia
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveIntervenção precoce
Crianças com necessidades especiais
Famílias
Benefícios
Apoios
Early intervention
Children with special needs
Families
Benefits
Support
Data2012
Resumo(s)Neste estudo, intitulado A Intervenção Precoce no distrito de Braga: Que apoios e benefícios para as famílias apoiadas?, definimos como finalidade da investigação avaliar os apoios e os benefícios da Intervenção Precoce (IP) para as famílias apoiadas no distrito de Braga. Delimitando a finalidade da nossa pesquisa, enumeramos os seguintes objetivos do estudo: 1 - Traduzir e adaptar o instrumento Family Benefits Inventory (Harbin & Neal, 2003). 2 - Caracterizar, do ponto de vista demográfico (idade da criança; concelho de residência; género, estado civil, grau de parentesco, habilitações académicas e profissão do respondente; problemática da criança e tempo de apoio na IP), as famílias e crianças que integram as equipas de IP do distrito de Braga. 3 - Identificar o tipo de apoios que as famílias, com crianças com NE, usufruem quando apoiadas nas equipas de IP, do distrito de Braga. 4 - Identificar os benefícios resultantes do apoio da IP para as famílias, com crianças com NE, apoiadas nas equipas de IP, do distrito de Braga. A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza quantitativa, descritiva e inferencial e a amostra é constituída por 126 famílias de crianças com Necessidades Especiais apoiadas pelas equipas de IP, com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos, no distrito de Braga. Os resultados globais obtidos neste estudo permitem-nos concluir que: as famílias percecionam obter benefícios pela participação da IP e consideram receber a maior parte das vezes apoios, nas diferentes dimensões apresentadas no questionário, por parte dos profissionais de IP. As famílias com maiores habilitações académicas percecionam receber menos apoio por parte do profissional de IP e os apoios prestados pelo profissional de IP influenciam positivamente a perceção das famílias acerca dos benefícios da IP. Os resultados deste estudo fornecem uma contribuição única em Portugal para os conhecimentos acerca dos benefícios da IP para as famílias e para a organização e estruturação dos apoios nesta área.
The purpose of the research in this study, entitled Early intervention in the district of Braga: What kind of support and benefits are there for the families supported?, is to evaluate the support and benefits of Early Intervention (EI) for the families supported in the District of Braga. Having delimited this as the aim of our research, we have listed the following objectives of the study: 1 - to translate and adapt the instrument Family Benefits Inventory (Harbin & Neal, 2003). 2 - to characterize, from a demographic point of view, (age of the child; area of residence; gender; marital status, degree of kinship, academic qualifications and respondent’s profession; appointed problems of the child and the period of time supported by EI), the families and children that are part of the EI teams in the district of Braga. 3 - to identify the type of support that families, with children with special needs, are entitled to when supported by EI teams from the district of Braga. 4 - to identify the benefits resulting from the EI support for families with children with special needs, supported by EI teams from the district of Braga. The methodology used in this research is of quantitative nature, descriptive and inferential and the sample of this study consists of 126 families with children with special needs supported by EI teams, aged between 6 months and 6 years in the district of Braga. The overall results obtained in this study allow us to conclude that: families acknowledge obtaining benefits through participation in EI and consider receiving support most often, in the several dimensions presented in the questionnaire, from EI professionals. Families with higher academic qualifications feel they receive less support from EI professionals and the support provided by EI professionals positively influence the families’ perception regarding the benefits of EI. The results of this study provide a unique contribution in Portugal to the knowledge about the benefits of EI for families and to the organization and structure of the support in this area.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23700
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carina Sofia Correia Leite.pdf2,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID