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TítuloA atividade de enriquecimento curricular de inglês: perceções dos professores sobre a transição entre o 1º e o 2º ciclo do ensino básico : um estudo de caso no concelho de Guimarães
Autor(es)Cruz, Alice Manuela Alves Cruz
Orientador(es)Silva, Carlos M.
Palavras-chaveInglês
Atividades de enriquecimento curricular
Aprendizagem
Articulação
Continuidade pedagógica
English
Extracurricular activities
Learning
Articulation
Pedagogical continuity
Data2012
Resumo(s)O presente trabalho tem como objetivo conhecer a natureza do trabalho desenvolvido nas Atividades de Enriquecimento Curricular de Inglês e se tem implicações significativas nas aprendizagens da criança. Através dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e dos professores do 2.º Ciclo de Inglês, queremos perceber quais as alterações que estas vieram provocar na aquisição de conhecimentos e que influências tiveram no rendimento escolar no ciclo seguinte. Procuramos ainda compreender se existe articulação e como é concretizada, bem como se tem implicações na continuidade pedagógica e no desenvolvimento de competências específicas da Língua Estrangeira – Inglês. O estudo realizou-se no ano letivo de 2011/2012 em sete Agrupamentos de ensino público pertencentes ao Concelho de Guimarães, com professores de ambos os ciclos. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa metodologia de natureza qualitativa em que foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: entrevistas exploratórias e inquéritos por questionário. Os resultados encontrados permitiram-nos perceber que os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular consideram-nas lúdicas, motivadoras e interessantes, embora desenvolvidas em espaços com condições inapropriadas. Os professores do 2.º Ciclo consideram-nas, de forma genérica, uma influência positiva no rendimento escolar dos alunos. Outro aspeto abordado neste estudo decorre do facto de ser necessário conhecer e entender como é feita a articulação e entre os professores de ambos os ciclos, assim como perceber até que ponto existe continuidade pedagógica/curricular no processo de ensinoaprendizagem, do ensino da Língua Estrangeira de Inglês. Para que deste modo, se possa realçar os aspetos positivos e/ou elaborar recomendações no sentido de superar algumas lacunas que possam existir.
This study aims to understand the nature of the work in Extracurricular Activities of English and if it has significant implications in children's learning. Through the teachers of the 1st Cycle of Extracurricular Activities and 2nd Cycle English teachers, understand what changes they have raised in the acquisition of knowledge and what kind of influences had in the next cycle. We also seek to understand if articulation has implications for pedagogical continuity and development of specific skills in Foreign Language (LE) - English. The study took place in the academic year 2011/2012 in seven Groupings of public education belonging to Guimarães, with teachers from both cycles. This is a case study based on a qualitative methodology in which we used the following data collection instruments: document analysis, the semi-structured interviews, field notes and questionnaires. The results allowed us to realize that Extracurricular Activities teachers consider them ludic, motivating and interesting, although developed in spaces with inappropriate conditions. Teachers on 2nd Cylce consider them a positive influence on students' academic performance. Another aspect addressed in this study arises from the fact that it is necessary to know and understand how articulation is made among teachers of both cycles, as well as realize the extent to which there is pedagogical continuity in the teaching-learning process, in the language teaching foreign English. In this way, you can draw attention to the positive aspects and / or make recommendations to overcome some of the gaps that may exist.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23698
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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