Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23562
Título: | Os benefícios das atividades lúdicas para a prevenção do bullying no contexto escolar |
Autor(es): | Carvalho, João Eloir |
Orientador(es): | Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Bullying Lúdico Crianças Contexto escolar Bullying Playful Children Schools context |
Data: | 29-Jan-2013 |
Resumo(s): | A violência na sociedade contemporânea revela a necessidade de um
olhar mais aprofundado sobre suas formas de manifestação e consequências.
O bullying, conceituado como agressões entre pares, de caráter repetido e
frequente é pouco estudado no Brasil; o entendimento de seus conceitos,
manifestações e meios de intervenção tornam-se fundamentais, devido ao seu
crescimento. A escola como instituição social e democrática, recebe influências
e influencia o meio e as pessoas que por ela passam, apontada como um lugar
em que a violência encontra maior espaço e se desenvolve de forma particular,
analisar suas relações com a agressão entre pares é uma necessidade
imediata e atual. As atividades lúdicas concebidas como a prática das relações
sociais, manifestadas através dos jogos e brincadeiras, podem ser um
importante componente educativo. Portanto, relacionar o bullying, a escola e o
lúdico, é um desafio que visa contribuir para a resolução dos conflitos que
ocorrem no ambiente escolar, de forma assertiva, através da aprendizagem
realizada em jogos e brincadeiras que oportunizem momentos de alegria, onde
as crianças possam em condições seguras, expressar sua agressividade e ao
mesmo tempo respeitar e conviver com o outro, por meio da brincadeira.
Este estudo descritivo, teve o objetivo de identificar o conhecimento e a
incidência dos casos de bullying, bem como os benefícios das atividades
lúdicas, para a redução das práticas agressivas entre pares em escolas
públicas, apresenta também um estudo de intervenção que está organizada em
três estudos. No primeiro estudo participaram 65 profissionais de quatro
escolas públicas da cidade de São José dos Pinhais – PR; no segundo estudo
participaram 920 alunos de 3ª e 4ª séries, de ambos os sexos, das mesmas
escolas; para o terceiro estudo foram selecionadas duas escolas, uma delas
denominou-se de controle e na outra foi realizado uma intervenção com
atividades lúdicas, durante um período de 5 meses. Após este período houve a
reaplicação dos questionários com 457 alunos das duas escolas, para se
analisar os benefícios da intervenção.
Os principais resultados revelaram que: a) as escolas do bairro
apresentam alta incidência de violência; b) a maioria dos participantes não
conhecem ou pouco conhecem o bullying; c) as palestras educativas, conversa
com os alunos e as atividades lúdicas foram apontadas como melhor meio de intervenção; d) todas as escolas participantes possuem casos de violência
entre pares; e) a forma de agressão mais utilizada são as verbais (xingamentos
e ameaças); f) o recreio é o local de maior incidência dos casos de bullying; g)
os meninos estão mais envolvidos como agressores e vitimas de bullying; h)
houve uma melhoria nas relações e na cooperação entre as crianças que
participaram da intervenção; i) o número de agressões repetidas e
permanentes aumentou na escola controle e diminuiu na escola de
intervenção. Os resultados da pesquisa apontam uma redução nos números
relativos ao envolvimento dos alunos em casos de bullying após o período de
intervenção, o que comprova a eficiência da aplicação das atividades lúdicas
para a redução do bullying no contexto escolar. Violence in contemporary society reveals the necessity for a closer look at this manifestations and consequences. Bullying conceptualized as peer aggression, repeated and frequent is understudied in Brasil. Understanding the concept, expressions and means of intervention become critical due to its growth. The school as a social and democratic place, is influenced and influences the environment of the people who pass by it. However is identified as a place where violence has more space and develops a particular form, the analyze your relationships with aggression among peers is an immediate need and current. The recreational activities designed as the practice of social relations that is manifested through the games and play can be an important educational component. Therefore, relate bullying in school with play, is a challenge that aims to contribute to the resolution of conflicts that arise in school, in an assertive way, through the learning that takes place in play and games that allow moments of joy, where children can in safe conditions, express their aggression while meet and socialize with each other through play. This descriptive study, aimed to identify the knowledge and the incidence of bullying, as well as the benefits of recreational activities for the reduction of aggressive practices among peers in public schools, also presents an intervention study and is organizes in three studies. In the first study involved 65 professionals from four public schools in the city of Pinhais, Paraná; in the seconde study involved 920 students in 3rd and 4th grades, of both gender, in the same schools. For the third study, we selected two schools that one of them was called control and the other the intervention. Because had a performed with play activities over a period of 5 months. After this time there was the reapplication of the questionnaires with 457 students from two schools, to assess the benefits of intervention. The main results showed that: a) the neighborhood schools have a high incidence of violence; b) the majority of participants don´t know or know very little bullying; c) the educational lectures reveals that students and recreational activities have been identified as best means of intervention; d) all participating schools have cases of peers violence; e) the most widely used form of aggression are verbal (swearing and threats); f) the playground is the site with the highest incidence of bullying; g) boys are more involved as perpetrators and victims of bullying, h) an improvement in relations and cooperation among the children who participated in the intervention; i) the number of permanent and repeated assaults at the school increased control and decreased in the intervention school. The survey results indicate is a moderate reduction in numbers on the involvement of students in cases of bullying after the intervention period, which confirms the efficiency of the implementation of recreational activities to reduce bullying in the schools context. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (especialização em Educação Física, Lazer e Recreação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23562 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Eloir Carvalho.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |