Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23402

TitleA ética no jornalismo online
Author(s)Lima, Daniel Lopes
Advisor(s)Pinto, Manuel
Issue date2012
Abstract(s)O surgimento da Internet veio alterar de forma muito significativa o mundo do jornalismo. O jornalismo online ganhou uma grande importância e tornou-se parte essencial na estratégia dos media. A aposta neste tipo de jornalismo é cada vez maior, fruto da massificação do acesso à World Wide Web e dos computadores pessoais. Este é um universo ainda em evolução e que se distingue do jornalismo tradicional pelo facto de possuir características únicas como a multimidialidade, imediatismo, hipertextualidade ou interactividade. São novas portas que se abrem aos jornalistas e também aos leitores, já que a relação entre estes dois também se alterou com o aparecimento do online. O meu estágio na secção online do Jornal de Notícias permitiu-me ter um contacto directo com esta nova realidade. Partindo dessa experiência, este trabalho irá reflectir sobre os novos desafios éticos que se colocam aos ciberjornalistas. A relação mais próxima entre departamento comercial e editorial, a utilização dos hiperlinks, a alteração de conteúdos publicados ou a manipulação digital serão alguns dos temas que iremos abordar. O objectivo é perceber se existe a necessidade de criação de regras deontológicas próprias que regulem o jornalismo online, ou se as regras já existentes são suficientes para regular e garantir a prática de um ciberjornalismo de qualidade.
The emergence of the Internet has changed very significantly the world of journalism. Online journalism has gained great importance and has become an essential part of the media strategy. The investment in this type of journalism is increasing as a result of the World Wide Web and personal computers massification. This is a universe still evolving and that differs from traditional journalism in that it has unique features such as multimediality, immediacy, interactivity and hypertextuality. New doors are opening to journalists and also to the readers, since the relationship between these two has also changed with the emergence of the internet. My internship in the online section of Jornal de Notícicias has allowed me to have direct contact with this new reality. From that experience, this paper will reflect on the ethical challenges faced by cyberjournalists. The increasingly closer relationship between commercial and editorial department, the use of hyperlinks, the change of published contents or digital manipulation are some of the topics we will discuss. The aim is to understand if there is a need to create new ethical guidelines able to regulate the online journalism, or if the existing ethical rules are sufficient to regulate the practice and ensure a quality ciberjournalism.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23402
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Lopes Lima.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID