Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23308

TitleCrise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema
Author(s)Mandim, Andreia Alexandra Almeida
Advisor(s)Fidalgo, Joaquim
KeywordsCrise dos media tradicionais
Jornal Público
Imprensa escrita
Jornalismo cultural
Ciberespaço
Sites
Blogosfera
Blogues de cinema
Traditional media crisis
Público newspaper
Written press
Cultural journalism
Cyberspace
Blogosphere
Cinema's blogs
Issue date2012
Abstract(s)Os media tradicionais foram os primeiros meios de informação que o mundo conheceu. Mas com o desenvolvimento das novas tecnologias e o seu enraizamento no quotidiano do cidadão-comum, os antigos media – imprensa escrita, rádio e televisão – foram obrigados a migrar para o ciberespaço. Como é o caso do jornal onde realizei o estágio, o PÚBLICO. Este fenómeno teve dois lados: um negativo e outro positivo. Nomeadamente, no caso da imprensa escrita foram mais as perdas do que os ganhos. Se por um lado o facto de a informação estar na Internet - acessível a todos a qualquer momento e lugar, sem custos - era uma mais-valia, por outro, fez com que o suporte físico perdesse seguidores, correndo o risco de desaparecer. Para não falar que a Web 2.0 permitiu a liberalização da publicação, através da qual o cidadão-comum passou de apenas leitor a também editor. E, como consequência, começaram a surgir muitos espaços informativos não regulados por quaisquer códigos éticos. Destes espaços, os blogues são, talvez, os meios de divulgação de informação que mais competiram com os media e geraram controvérsia. Por isso, na segunda parte deste relatório, figura um estudo de caso pioneiro sobre estes, intitulado: O papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema. O objectivo do estudo será perceber qual a relação entre estes espaços alternativos especializados e os respectivos meios de comunicação social, tendo em conta o período actual de crise dos media tradicionais.
The traditional media were the first means of information the world has known. But with the development of new technologies and their centrality in the everyday life of the common citizen, the old media — print, radio and television — were forced to migrate to the cyberspace. That is the case regarding PÚBLICO, the newspaper where I did my internship. This phenomenon had two sides: a positive and negative one. More specifically, concerning the written press, there were more setbacks than advantages. If on one hand information on the Internet is accessible to everyone, at anytime, anywhere, and without any costs, and was therefore considered an asset, on the other hand it caused the loss of followers of the physical media, and the risk of its extinction. Not to mention that Web 2.0 has enabled the liberalization of publication, through which the common citizen has become not only a reader, but also an editor. As a result, many informative spaces began to appear, spaces which are not regulated by any ethical codes. Of all these, the blogs are, perhaps, the means used to disseminate information which compete the most with the media, generating controversy. Therefore, the second part of this report figures a case study on the groundbreaking case of these, entitled: The role of national blogs as a means to publicize cinema. The purpose of this study is to understand the relation between these specialized alternative spaces and the corresponding means of social communication, given the current period of crisis in traditional media.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Jornalismo e Informação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23308
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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