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dc.contributor.advisorLopes, Isabel da Silva-
dc.contributor.advisorNunes, Eusébio P.-
dc.contributor.authorFreitas, João Carlos Ferreira Pinto de-
dc.date.accessioned2013-02-22T10:55:59Z-
dc.date.available2013-02-22T10:55:59Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23173-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido tendo como base a criação de um centro de apoio às tarefas de manutenção (CAP) na empresa Delphi Automotive Systems Portugal, em Braga. A pesquisa bibliográfica realizada incidiu na metodologia Total Productive Maintenance (TPM), como forma de redução de desperdícios associados a equipamentos e como estratégia de melhoria contínua. Foram analisadas as métricas Overall Equipment Effectiveness (OEE), Mean Time to Repair (MTTR) e Mean Time between Failures (MTBF) de modo a avaliar o impacto do centro de apoio à manutenção, assim como a redução de desperdícios alcançada com a nova localização deste centro. Dos vários pilares em que assenta a metodologia TPM, deu-se particular enfoque neste projeto ao pilar da Manutenção Autónoma, através da criação de instruções de manutenção e de folhas de registo de anomalias. Os equipamentos sujeitos a ações de manutenção autónoma foram escolhidos após a realização de uma análise FMEA. No final, foi possível verificar que o tempo de reação a avarias tinha registado melhorias, como consequência da aproximação da manutenção. No entanto, as restantes métricas de fiabilidade não registaram evoluções positivas. Do cálculo do OEE verificou-se que apesar de a Delphi não registar valores de 85%, situa-se muito próximo do valor de excelência. Dos desperdícios de equipamentos identificados, o tempo de mudança de ferramenta registou melhorias, ao contrário das avarias de equipamentos, com ênfase para a máquina de solda que foi o equipamento que mais contribuiu para o tempo perdido com avarias.por
dc.description.abstractThis work was developed based on the creation of a maintence operations center (CAP) at Delphi Automotive Systems Portugal, in Braga. The literature review was centered in the Total Productive Maintenance methology (TPM), as a mean to reduce equipement related waste and as a continuous improvement strategy. The metrics Overall Equipement Effectiveness (OEE), Mean Time to Repair (MTTR) and Mean Time Between Failures (MTBF) were analysed in order to assess the impacto of the maintenance operations center, as well as waste reduction achieved by the new location. From the characteristics of TPM pillars, effort was focused on the Autonomous Maintenance pillar, through the creation of maintenance instructions and record sheets anomalies. The equipements targeted for autonomous maintenance activities were chosen after the development of a FMEA analysis. In the end, it was possible to verify the reaction time to failure registerd improvements, as a consequence of the approximation of maintenance. However, the remaining reliability metrics did not register any improvements. From the calculation of the OEE it was possible to verify that, despite Delphi do not register OEE values above 85%, it is very close of the excelency standard. From the equipement wastes identified, change-over had registered improvements. On the other hand, equipement failure, mainly the wave soldering machine, that has contributed the most to the time losses due to equipement failurepor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCAPpor
dc.subjectTPMpor
dc.subjectOEEpor
dc.subjectMTTRpor
dc.subjectMTBFpor
dc.subjectManutenção autónomapor
dc.subjectFMEApor
dc.subjectAutonomous maintenancepor
dc.titleOrganização e melhoria do desempenho do centro de manutenção de apoio às linhas de montagem de autorrádiospor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc658.58-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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