Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23172

TítuloOtimização do processo de gestão de embalagem retornável
Autor(es)Martins, Ezequiel Avelino Ferreira
Orientador(es)Figueiredo, Manuel
Data2012
Resumo(s)O mercado da tecnologia automóvel está cada vez mais global e competitivo caraterizando-se, na atualidade, pela produção em grande escala de artigos de elevado valor acrescentado. Neste contexto, uma melhoria logística pode traduzir-se em poupanças substanciais para as empresas. Por outro lado, questões de falta de qualidade podem traduzirse em custos avultados. Assim, a eficiência da gestão da cadeia de abastecimento e a qualidade dos produtos surgem como fatores cruciais para a manutenção da competitividade das empresas. Neste relatório é apresentado um projeto de investigação, realizado na empresa Bosch Car Multimedia Portugal S.A., que assenta em duas áreas distintas dos seus processos logísticos: embalagem de fornecedor e rastreabilidade do produto. No que diz respeito à embalagem, o projeto incidiu na melhoria do processo de gestão de embalagem retornável e implementação com fornecedores nacionais. Relativamente à rastreabilidade do produto, o projeto focou-se na identificação rastreável de componentes, incidindo na melhoria e normalização do processo de implementação de Mat-Label. Todos os materiais que vão para a produção na Fábrica de Braga devem seguir obrigatoriamente em caixas de dimensão standard com propriedades protetoras ESD (Electrostaticdischarge) e sem a presença de cartão, pois este liberta partículas. A embalagem retornável é usada atualmente no abastecimento de apenas algumas peças de fornecedores nacionais, as restantes são abastecidas em caixas de cartão sofrendo o processo de reembalamento interno. O projeto iniciou-se com uma revisão crítica da literatura disponível, incidindo na análise dos diversos conceitos, técnicas, abordagens e tendências atuais. No que diz respeito à embalagem retornável, a bibliografia existente é escassa tendo sido complementada com informação proveniente de outras fábricas a laborar em ambientes semelhantes. De seguida foi efetuado um levantamento exaustivo de todas as peças de fornecedores nacionais nos armazéns da Bosch Car Multimedia Portugal S.A., com o objetivo de se perceber em quais seria viável a alteração da embalagem e quais os benefícios associados. Foi também realizada uma análise completa ao sistema de gestão da embalagem retornável, focando as atenções na gestão do abastecimento aos fornecedores, na preparação interna da embalagem e no controlo do fluxo de caixas. Seguidamente foi iniciada a implementação para as peças identificadas como mais relevantes e iniciadas as alterações necessárias à gestão dos fluxos da embalagem retornável. Relativamente ao projeto da Rastreabilidade, este incidiu numa fase inicial apenas nos componentes SMD (SurfaceMountDevices)e PCB (Printed Card Board) e nos novos produtos. Atualmente, todas as bobines de SMD sofrem, no momento da receção de materiais, uma demorada operação de colocação de uma etiqueta chamada Reel-ID que torna possível conhecer exatamente o seu percurso dentro da fábrica. A empresa estipulou que a partir do momento em que 70% dos componentes dessem entrada com Mat-Label, a operação de colocação da Reel-ID seria eliminada, sendo colocada somente uma Mat-Label interna nas bobines sem Mat-Label de fornecedor. Num fase inicial a empresa apontou para um objetivo mínimo de 70% das Bobines de SMD e PCB a ser fornecidos com Mat-Label até ao final do ano, porém foi traçado para este projeto um objetivo mais ambicioso de 90%. Após a revisão bibliográfica e a realização de diversas reuniões, foi definido o que seria uma Mat-Label válida, procedendo-se de seguida a uma análise do estado dos fornecedores no que toca à utilização da Mat-Label e à definição de uma estratégia de implementação, que se revelou eficaz.
The automobile technology market is increasingly global and competitive being characterized nowadays by the large-scale production of high value-added products. In this context, improved logistics can result in substantial savings for companies. Moreover, issues of poor quality can result in high costs. So, the efficiency of supply chain management and products quality emerge as crucial factors to maintaining the competitiveness of enterprises. In this report is presented a research project conducted at Bosch Car Multimedia Portugal S.A. company, which is based on two distinct areas of its logistics processes: supplier packaging and product traceability. Regarding to packaging, the project focused on the improvement of the management process of returnable packaging and the implementation with national suppliers. Regarding traceability of the product, the project focused on the traceable identification of components, focusing on improving and standardizing the implementation process of Mat-Label. All materials that go for production into the Braga’s plant should undergo mandatory in standard size boxes with ESD (Electrostaticdischarge) protective properties and without the presence of card, because this releases particles. A returnable packaging is currently used only in certain pieces of national suppliers. The rest are supplied in carton boxes, being then repacking. The project began with a critical review of the available literature by focusing on analysis of several concepts, techniques, approaches and current trends. Regarding to returnable packaging, the existent bibliography is sparse being supplemented with information from other factories operation in similar environments. Then was made an exhaustive survey of all the pieces supplied by national suppliers at Bosch Car Multimedia Portugal SA warehouses, aiming to realize in which it would be feasible to change the packaging and which are the associated benefits. It was also performed a complete analysis of the management system of returnable packaging, focusing attention on supply management providers, in preparing internal packing and flow control boxes. Then began the implementation for pieces identified as most relevant and initiated the necessary changes to the management of flows of returnable packaging. Regarding the traceability project, this focused, at an early stage, only in SMD (SurfaceMountDevices) and PCB (Printed Card Board) components and new products. Currently, all SMD reels have at the time of the receipt of materials, a time-consuming operation of placing a label called reel-ID, which makes possible to know exactly its path inside the plant. The company stipulated that from the moment when 70% of the components would enter with Mat-Label, this operation would be eliminated, only being placed an internal Mat- Label on reels without Mat-label from supplier. In an initial stage the company pointed to a goal of at least 70% of reels of SMD and PCB to be provided with Mat-Label by the end of the year. However was outlined to this project a more ambitious goal of 90%. After the bibliographic reviewing and the realization of several meetings, it was decided that would be a valid Mat-Label, proceeding then to an analysis of the suppliers state as regards the use of Mat-Label and the definition of an implementation strategy, which has proven effective.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23172
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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