Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23166

TítuloRelevância dos gráficos estatísticos nos manuais escolares da disciplina de ciências físico-químicas
Autor(es)Jesus, Diana Sofia
Fernandes, José António
Leite, Laurinda
Palavras-chaveGráficos estatísticos
Manuais escolares de Ciências Físico-Químicas
3.º ciclo do ensino básico
DataFev-2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Neste trabalho estudam-se os gráficos estatísticos incluídos nos manuais escolares da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3.º ciclo do ensino básico, focado na análise do tipo e qualidade dos gráficos e no nível de compreensão requerido para a sua leitura e interpretação. Para tal recorreu-se a um total de 12 manuais escolares (quatro do 7.º ano, quatro do 8.º ano e quatro do 9.º ano). Em termos de resultados, salienta-se o recurso a gráficos de barras e circulares, pequenas falhas na construção dos gráficos ao nível do título e das especificações e a exigência dos níveis de compreensão 2 e 3 de Curcio (1989) para a sua leitura e interpretação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23166
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013cIIIEPEE.pdfDocumento principal651,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID