Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23166

TitleRelevância dos gráficos estatísticos nos manuais escolares da disciplina de ciências físico-químicas
Author(s)Jesus, Diana Sofia
Fernandes, José António
Leite, Laurinda
KeywordsGráficos estatísticos
Manuais escolares de Ciências Físico-Químicas
3.º ciclo do ensino básico
Issue dateFeb-2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)Neste trabalho estudam-se os gráficos estatísticos incluídos nos manuais escolares da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3.º ciclo do ensino básico, focado na análise do tipo e qualidade dos gráficos e no nível de compreensão requerido para a sua leitura e interpretação. Para tal recorreu-se a um total de 12 manuais escolares (quatro do 7.º ano, quatro do 8.º ano e quatro do 9.º ano). Em termos de resultados, salienta-se o recurso a gráficos de barras e circulares, pequenas falhas na construção dos gráficos ao nível do título e das especificações e a exigência dos níveis de compreensão 2 e 3 de Curcio (1989) para a sua leitura e interpretação.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23166
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013cIIIEPEE.pdfDocumento principal651,75 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID