Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23166
Título: | Relevância dos gráficos estatísticos nos manuais escolares da disciplina de ciências físico-químicas |
Autor(es): | Jesus, Diana Sofia Fernandes, José António Leite, Laurinda |
Palavras-chave: | Gráficos estatísticos Manuais escolares de Ciências Físico-Químicas 3.º ciclo do ensino básico |
Data: | Fev-2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Neste trabalho estudam-se os gráficos estatísticos incluídos nos manuais escolares da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3.º ciclo do ensino básico, focado na análise do tipo e qualidade dos gráficos e no nível de compreensão requerido para a sua leitura e interpretação. Para tal recorreu-se a um total de 12 manuais escolares (quatro do 7.º ano, quatro do 8.º ano e quatro do 9.º ano). Em termos de resultados, salienta-se o recurso a gráficos de barras e circulares, pequenas falhas na construção dos gráficos ao nível do título e das especificações e a exigência dos níveis de compreensão 2 e 3 de Curcio (1989) para a sua leitura e interpretação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23166 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013cIIIEPEE.pdf | Documento principal | 651,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |