Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23139
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morgado, José Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-20T12:09:15Z | - |
dc.date.available | 2013-02-20T12:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2011-10 | - |
dc.identifier.issn | 0104-4036 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/23139 | - |
dc.description.abstract | A complexidade do tempo presente e a diversidade de solicitações que hoje se colocam às escolas têm avivado a importância estratégica que a educação continua a ter em termos sociais. Assim se compreende a atenção que a educação tem merecido por parte do poder político e se justificam as reformas desencadeadas com o intuito de adequar os sistemas educativos aos desafios contemporâneos. Nesse processo, tem sido atribuído um papel especial aos professores, já que deles dependem, em grande parte, as transformações a imprimir no ensino e o sucesso educativo dos estudantes. Porém, a possibilidade de os professores perseguirem em melhores condições as finalidades educativas depende, em nosso entender, de três fatores: competência profissional, identidade profissional e profissionalidade docente. Partindo dos elementos referidos, refletimos sobre alguns dos desafios e problemas com que atualmente se confrontam as escolas e os professores e que têm dificultado a mudança e melhoria das suas práticas. Além disso, elencamos vários aspetos fundamentais para revalorizar a profissão e devolver aos professores o protagonismo e o reconhecimento que merecem por parte da sociedade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Fundação CESGRANRIO | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Identidade profissional | por |
dc.subject | Profissionalidade docente | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Práticas curriculares | por |
dc.title | Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 793 | por |
oaire.citationEndPage | 812 | por |
oaire.citationIssue | 73 | por |
oaire.citationTitle | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | por |
oaire.citationVolume | 19 | por |
sdum.journal | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Identidade e Profissionalidade Docente.pdf | Documento principal | 118,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |