Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23139

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorgado, José Carlos-
dc.date.accessioned2013-02-20T12:09:15Z-
dc.date.available2013-02-20T12:09:15Z-
dc.date.issued2013-02-20-
dc.date.submitted2011-10-
dc.identifier.issn0104-4036por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23139-
dc.description.abstractA complexidade do tempo presente e a diversidade de solicitações que hoje se colocam às escolas têm avivado a importância estratégica que a educação continua a ter em termos sociais. Assim se compreende a atenção que a educação tem merecido por parte do poder político e se justificam as reformas desencadeadas com o intuito de adequar os sistemas educativos aos desafios contemporâneos. Nesse processo, tem sido atribuído um papel especial aos professores, já que deles dependem, em grande parte, as transformações a imprimir no ensino e o sucesso educativo dos estudantes. Porém, a possibilidade de os professores perseguirem em melhores condições as finalidades educativas depende, em nosso entender, de três fatores: competência profissional, identidade profissional e profissionalidade docente. Partindo dos elementos referidos, refletimos sobre alguns dos desafios e problemas com que atualmente se confrontam as escolas e os professores e que têm dificultado a mudança e melhoria das suas práticas. Além disso, elencamos vários aspetos fundamentais para revalorizar a profissão e devolver aos professores o protagonismo e o reconhecimento que merecem por parte da sociedade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação CESGRANRIOpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectProfissionalidade docentepor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectPráticas curricularespor
dc.titleIdentidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidadespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage793por
oaire.citationEndPage812por
oaire.citationIssue73por
oaire.citationTitleEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
oaire.citationVolume19por
sdum.journalEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Identidade e Profissionalidade Docente.pdfDocumento principal118,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID