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dc.contributor.authorVieira, Filipa Dionísio-
dc.contributor.authorRomero, Fernando-
dc.date.accessioned2013-01-29T11:30:36Z-
dc.date.available2013-01-29T11:30:36Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.issn0872-9662-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/22847-
dc.description.abstractNeste artigo estuda-se o comportamento de 12 empresas do sector dos moldes em Portugal. Determina-se onde e como as empresas inovadoras do sector dos moldes nacional adquirem o conhecimento necessário para a realização das suas inovações, e se é apenas internamente e/ou se através de redes de inovação, bem como o seu desempenho, como impulsionadores de inovação. Este trabalho procura assim estudar a relação entre inovação e as ligações que são estabelecidas entre as empresas do sector dos moldes e outras empresas (clientes, fornecedores, concorrentes), bem como com instituições académicas (universidades e institutos superiores) e instituições do sector público (laboratórios, centros tecnológicos e de formação. Com este trabalho é possível constatar que são fortes e consistentes as ligações que estas empresas têm com outras empresas, sejam elas clientes, fornecedores ou mesmo concorrentes, mas são extremamente fracas e por vezes inexistentes as relações que existem com as instituições académicas, e que as empresas mais inovadoras são as que mais se relacionam com as instituições académicas e instituições do sector público. Pode-se concluir que a grande vantagem competitiva deste sector da indústria nacional se deve à sua forte capacidade de se relacionar com outros parceiros, independentemente da sua posição na cadeia de valor.por
dc.description.abstractThis paper studies the behaviour of innovative firms of the Portuguese moulds sector. The research was based on detailed case studies of twelve firms It explores the way firms acquire the necessary knowledge that they need to implement their innovations, and in particular, where is that knowledge acquired, namely, if it is acquired internally or externally, through networks, or by other means, The main nodes of knowledge networks on which the firms are embedded are identified and their differentiated roles are scrutinized The sector is characterized by a capacity to establish strong linkages with several kinds and types of partners, such as clients, suppliers, competitors, public institutions with research or development activities and professional training activities Its development path and its competitive advantage are largely related to this intrinsic characteristic. In general, the linkages between firms and other firms, with firms and clients, with firms and suppliers, and even with firms and their competitors are extremely strong, However linkages between firms and technological centres, research institutions or universities are, as a rule, rarer and weaker, but the firms that have mores linkages with these kinds of partners are also the more innovative ones, The linkages that are established by the firm vary according to the position in the industry value chain, and the firms are differentiated by qualitative profiles related to their network of contacts.eng
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSector dos moldespor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectLigações externaspor
dc.subjectMoulds sectorpor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectCo-operationpor
dc.subjectExternal linkagespor
dc.titleUma tipologia de análise da inovação no sector dos moldes em Portugalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage85por
oaire.citationEndPage94por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleComportamento Organizacional e Gestãopor
oaire.citationVolume11por
sdum.journalComportamento Organizacional e Gestãopor
Aparece nas coleções:CGIT - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica
CITEPE - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

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