Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22801

TítuloComportamento competitivo no seio de alianças estratégicas horizontais
Autor(es)Peixoto, Ana Lameira
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveAlianças estratégicas horizontais
Comportamento competitivo
Empresas de construção civil e obras públicas
Cooperação
Rivalidade
Coopetição
Horizontal strategic alliances
Competitive behavior
Construction companies
Cooperation
Rivalry
Coopetition
Data2012
Resumo(s)A cooperação empresarial é um tema bastante discutido e cada vez mais importante na vida das empresas. As alianças estratégicas revelam-se um modo de cooperação bastante eficaz. No entanto, mostram ser muito mais do que uma simples cooperação entre empresas. Por trás da cooperação obrigatoriamente existente na aliança podem existir estratégias que visam tornar uma empresa mais competitiva do que as empresas parceiras envolvidas na aliança. É sobre este aparente paradoxo envolvendo cooperação e rivalidade que se debruça a presente dissertação. Pretende-se analisar a forma como as empresas envolvidas em alianças estratégicas horizontais conseguem adaptar a sua estratégia conciliando o seu comportamento competitivo baseado na rivalidade com a necessidade de cooperação que obrigatoriamente tem que estar presente numa aliança estratégia. O estudo realizado junto de empresas do sector da construção civil e obras públicas permite identificar a importância da cooperação e a forma como as empresas recorrem à cooperação para vingar num mercado tão competitivo e complexo. A cooperação torna-se imprescindível para a sobrevivência das empresas, mas existem riscos implícitos, como a cultura, aspetos legais e políticos, entre outros, que influenciam fortemente a decisão de cooperar. São vários os fatores que afetam a gestão do comportamento competitivo no seio duma aliança estratégica. As várias características da aliança estratégica, como é o caso dos seus objetivos e clareza desses objectivos, a escolha do parceiro, nível de risco da aliança, quantidade de poder, relação entre empresas e as vantagens e desvantagens da aliança juntamente com a situação económica do país são os principais fatores que vão definir o comportamento competitivo adotado pela empresa no seio da aliança. É a conjugação destes fatores que favorece a cooperação ou a rivalidade entre empresas parceiras. No estudo deste tema, adoptamos uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas. Foram realizadas um total de vinte entrevistas junto de dez empresas e procedeu-se à análise de dados tendo por base os objectivos anteriormente enunciados bem como um conjunto de seis proposições que efectuaram sobre o tema. Constatou-se que seis proposições encontraram suporte empírico nas empresas estudadas tendo-se concluído que existe sempre cooperação e rivalidade no seio das alianças estratégicas em que estão envolvidas as referidas empresas. Verificou-se, contudo, que a intensidade com que essa rivalidade e cooperação está presente varia em função dos fatores mencionados.
The business cooperation is a widely discussed and increasingly important topic in corporate life. Strategic alliances proved to be a very effective way of cooperation. However, they seem to be much more than a simple cooperation between companies. Behind the natural existing cooperation in the alliance, there may be strategies that aim to make one of the companies more competitive than the others involved in the alliance. This dissertation focuses on this apparent paradox involving cooperation and rivalry. The aim is to examine how companies involved in horizontal strategic alliances can adapt their strategy reconciling their competitive behavior with the need of cooperation that has to be present in a strategic alliance. This survey of companies in the construction sector demonstrates the importance of cooperation and how companies appeal to it to succeed in such a competitive and complex market. Cooperation becomes indispensable to the survival of companies, but there are implicit risks involved, such as culture, legal and political aspects, among others, which strongly influence the decision to cooperate. There are several factors affecting the management of competitive behavior within an alliance. The various features of the strategic alliance, as is the case of its goals and the clarity of these goals, the choice of partner, the alliance level of risk, amount of power, the relationship between companies and the advantages and disadvantages of the alliance along with the economic situation of the country are the main factors that will define the competitive behavior adopted by the company within the alliance. It is the combination of these factors that favors either cooperation or rivalry between partner companies. In the study of this issue, we adopted a qualitative methodology based on semi-structured interviews. We performed a total of twenty interviews with ten companies and proceeded to analyze data based on the set out above goals as well as a set of six propositions made on the subject. It was found that six propositions found empirical support in the studied companies which led to the conclusion that there is always cooperation and rivalry within the strategic alliances. It was found, however, that the intensity of this rivalry and cooperation vary depending on the factors mentioned above.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22801
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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