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dc.contributor.advisorEiriz, Vasco-
dc.contributor.advisorCarballo Cruz, Francisco-
dc.contributor.authorLeite, Lara Isabel Fernandes-
dc.date.accessioned2013-01-24T15:08:31Z-
dc.date.available2013-01-24T15:08:31Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/22789-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractA competitividade regional é fomentada por vários elementos, nomeadamente do ambiente empresarial e das estruturas industrial, tecnológica e institucional das regiões. Vários modelos para a análise da competitividade regional têm vindo a ser implementados com base em indicadores objetivos, como a Formação Bruta de Capital Fixo e o número de patentes registadas por empresas regionais. No entanto, aparentemente, o papel das instituições de ensino superior não são considerados. Da mesma forma, pouco se conhece sobre o impacto das atividades desenvolvidas pelas universidades no aumento da competitividade de clusters regionais. De facto o papel da universidade contribui para o desenvolvimento económico regional de várias formas, através da pesquisa, da criação de capital humano por meio de ensino, do desenvolvimento e transferência de tecnologia, e até na criação de um meio inovador na região. Neste estudo pretende-se investigar a vantagem competitiva que as instituições universitárias incrementam a determinadas regiões. Em particular, analisa-se o papel das instituições de ensino superior na criação de novos negócios, assim como na cooperação com o setor de Tecnologias e Sistemas de Informação, em três regiões portuguesas (Minho, Grande Porto e Grande Lisboa) procurando verificar de que forma fomentam a competitividade empresarial e regional. Neste contexto, partindo de evidência empírica internacional, clarificou-se de que forma as atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino superior têm impacto no aumento da competitividade regional, efetuando-se, a partir dessa informação, uma análise do impacto das universidades sobre o sector dos sistemas de informação em três sub-regiões portuguesas, partindo de uma análise estatística. Com o estudo pode-se concluir que as empresas recorrem à cooperação com várias entidades, como as universidades, para colmatar as dificuldades em inovar, e que a magnitude do contributo das atividades desenvolvidas pela universidade não é tao grande como se esperava, no que respeita à competitividade regional.por
dc.description.abstractThe regional competitiveness is fostered by several factors, including the business environment and industrial, technological and institutional structures of regions. Several models for the analysis of regional competitiveness have been implemented based on objective indicators such as Gross Fixed Capital Formation and the number of patents registered by regional companies. However, apparently, the role of higher education institutions is not considered. Likewise, little is known about the impact of activities developed by universities in enhancing the competitiveness of regional clusters. Actually the university contributes to regional economic development in several ways: research, creation of human capital by teaching, the technology development and technology transfer, and creation of an innovative milieu in the region. This study aims to investigate the competitive advantage that universities increment in certain regions. In particular, we analyze the role of higher education institutions in creating new businesses, as well as in cooperation with the sector of Information Systems and Technologies, in three regions of Portugal (Minho, Grande Lisboa and Grande Porto) trying to verify that way to foster business and regional competitiveness. In this context, from international empirical evidence, it was clarified how the activities carried out by higher education institutions have an impact on increasing regional competitiveness, making up, from this information, an analysis of the impact of universities on the sector information systems into three sub-regions Portuguese, from a statistical analysis. With this study we can conclude that companies rely on cooperation with various entities, such as universities, to address the difficulties in innovating, and that the magnitude of the contribution of the activities developed by the university is not as large as expected, in respect to regional competitiveness.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetitividade regionalpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectClusterspor
dc.subjectIndustriaispor
dc.subjectUniversidadespor
dc.subjectSpin-offs universitáriospor
dc.subjectTransferência de conhecimentopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectRegional competitivenesspor
dc.subjectRegional developmentpor
dc.subjectEntrepreneurshippor
dc.subjectUniversitiespor
dc.subjectSpin-offspor
dc.subjectTransfer of knowledgepor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.titleEmpreendedorismo académico e competitividade regional : estudo do impacto do empreendedorismo académico na competitividade de três regiões portuguesaspor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.0por
dc.subject.udc332por
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