Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22775

TítuloRelatório de atividade profissional
Autor(es)Alves, Maria Margarida Fernandes Pereira
Data2012
Resumo(s)Neste documento é apresentado um levantamento do estado da arte em novas pedagogias de ensino-aprendizagem, a revisão bibliográfica das orientações curriculares para o ensino das Ciências no Ensino Básico e vários estudos sobre a pedagogia no ensino das Ciências. É dado grande enfoque ao ensino das Ciências numa perspetiva Ciência Tecnologia e Sociedade – CTS, à sua contextualização, e à dinamização de atividades que envolvam ativamente os alunos (e.g. trabalho prático, trabalho experimental). Como complemento, foi, ainda, desenvolvido um capítulo onde se apresenta a unidade temática do sétimo ano de escolaridade Terra em Transformação, abordando os conceitos, os processos científicos e a contextualização subjacente à lecionação da mesma. São evidenciadas algumas atividades desenvolvidas com os alunos, consideradas relevantes para a integração de conhecimentos e aquisição de competências. A formação realizada no decurso da atividade profissional bem como as várias atividades dinamizadas ou em que houve envolvimento são descritas, contextualizadas e discutidas neste relatório. São também apresentadas as atividades, que foram consideradas significativas na melhoria do desempenho profissional, tais como a integração na equipa organizadora de dois congressos internacionais e a organização de duas feiras de divulgação de trabalhos entre escolas e outras entidades. Estas atividades contribuiram não só para um intercâmbio e divulgação de projetos mas também para a criação de sinergias entre as escolas e a comunidade. Finalmente é feita a reflexão do trabalho realizado, em jeito de balanço, a partir da qual, foram surgindo diversas ideias para trabalho futuro.
This report aims to present my career, highlighting the experiences and skills acquired post my pre-bolonha gradution, so under RT-38/2011, point 3, shall I be granted a master's degree. It is my belief that the projects and activities that I developed and been involved with, contributed not only to update my scientific and teaching skills but also to improve my performance, thereby enhancing the involvement of students in learning science. Resulting from major changes in society with consequences at school, this report presents a survey of the state of the art in new pedagogies of teaching and learning, the literature review of curriculum guidelines for teaching science in Basic School and several studies in pedagogy science teaching. It is given great emphasis to the teaching of science in a Science Technology and Society - CTS perspective, its context, and the encouragement of activities that actively involve students (e.g. practical work, experimental work). As a complement, a chapter is developed, where I present the thematic unity of the seventh grade Earth Transformation, addressing the concepts, scientific processes and context behind its teaching. Some developed activities with the students consider relevant to the integration of knowledge and skills are also presented. The training that I made during my professional activity as well as various activities that I promoted and/or been involved in are described, contextualized and discussed in this report. It is also shown in more detail the activities that I consider relevant to mprove my job performance, such as membership in the organizing team of two international conferences and the organization of two exhibitions for promoting work among schools and organizations. These activities contributed not only to an exchange and dissemination of projects but also to create synergies between schools and the community. In the end a reflection and an assessment of the work developed is presented which is followed with a description of possible future work.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22775
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Margarida Fernandes Pereira Alves.pdf
Acesso restrito!
11,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID