Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22775
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Alves, Maria Margarida Fernandes Pereira |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Neste documento é apresentado um levantamento do estado da arte em novas pedagogias de
ensino-aprendizagem, a revisão bibliográfica das orientações curriculares para o ensino das
Ciências no Ensino Básico e vários estudos sobre a pedagogia no ensino das Ciências. É dado
grande enfoque ao ensino das Ciências numa perspetiva Ciência Tecnologia e Sociedade –
CTS, à sua contextualização, e à dinamização de atividades que envolvam ativamente os
alunos (e.g. trabalho prático, trabalho experimental). Como complemento, foi, ainda,
desenvolvido um capítulo onde se apresenta a unidade temática do sétimo ano de
escolaridade Terra em Transformação, abordando os conceitos, os processos científicos e a
contextualização subjacente à lecionação da mesma. São evidenciadas algumas atividades
desenvolvidas com os alunos, consideradas relevantes para a integração de conhecimentos e
aquisição de competências.
A formação realizada no decurso da atividade profissional bem como as várias atividades
dinamizadas ou em que houve envolvimento são descritas, contextualizadas e discutidas
neste relatório. São também apresentadas as atividades, que foram consideradas
significativas na melhoria do desempenho profissional, tais como a integração na equipa
organizadora de dois congressos internacionais e a organização de duas feiras de divulgação
de trabalhos entre escolas e outras entidades. Estas atividades contribuiram não só para um
intercâmbio e divulgação de projetos mas também para a criação de sinergias entre as
escolas e a comunidade.
Finalmente é feita a reflexão do trabalho realizado, em jeito de balanço, a partir da qual,
foram surgindo diversas ideias para trabalho futuro. This report aims to present my career, highlighting the experiences and skills acquired post my pre-bolonha gradution, so under RT-38/2011, point 3, shall I be granted a master's degree. It is my belief that the projects and activities that I developed and been involved with, contributed not only to update my scientific and teaching skills but also to improve my performance, thereby enhancing the involvement of students in learning science. Resulting from major changes in society with consequences at school, this report presents a survey of the state of the art in new pedagogies of teaching and learning, the literature review of curriculum guidelines for teaching science in Basic School and several studies in pedagogy science teaching. It is given great emphasis to the teaching of science in a Science Technology and Society - CTS perspective, its context, and the encouragement of activities that actively involve students (e.g. practical work, experimental work). As a complement, a chapter is developed, where I present the thematic unity of the seventh grade Earth Transformation, addressing the concepts, scientific processes and context behind its teaching. Some developed activities with the students consider relevant to the integration of knowledge and skills are also presented. The training that I made during my professional activity as well as various activities that I promoted and/or been involved in are described, contextualized and discussed in this report. It is also shown in more detail the activities that I consider relevant to mprove my job performance, such as membership in the organizing team of two international conferences and the organization of two exhibitions for promoting work among schools and organizations. These activities contributed not only to an exchange and dissemination of projects but also to create synergies between schools and the community. In the end a reflection and an assessment of the work developed is presented which is followed with a description of possible future work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22775 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Margarida Fernandes Pereira Alves.pdf Acesso restrito! | 11,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |