Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22727

TítuloGlobalização, diferenciação e nation branding: dos conceitos às etiquetas no calçado português
Autor(es)Ribeiro, Rita
Palavras-chaveNation branding
Globalização
Diferenciação
Indústria de calçado
Data2012
EditoraAssociação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM)
Resumo(s)Nas sociedades contemporâneas globalizadas, o sistema produtivo capitalista desencadeia fenómenos de competição extrema que resultam em processos complexos de incorporação de valor nos produtos. O consumidor actual não compra apenas objectos; compra, sobretudo, signos de identidade, estilo de vida ou imagem. Como tal, os objectos transformam-se num código que sinaliza posições sociais e preferências culturais. No mercado do valor simbólico dos produtos, um factor de grande relevância é a diferença que garante em relação a produtos similares. Entre muitos outros factores que contribuem para essa qualidade está a origem nacional do produto, uma vez que aos países está associado um capital de reputação que se vincula também aos produtos que fabrica. Nesta lógica, é de grande importância a análise do processo de valoração dos Estados-nação pela opinião pública internacional, num mundo crescentemente globalizado e onde as referências culturais são cada vez mais globais e híbridas. Pretende-se, neste trabalho, rever os conceitos de globalização cultural e nation branding, analisar brevemente dois índices globais de nation brand e perceber como a marca “Portugal“ pode contribuir para o sucesso da indústria portuguesa de calçado.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoVersão disponível em inglês http://hdl.handle.net/1822/22726
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22727
ISBN978-972-8692-72-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DS/CICS - Actas/Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Globalização, diferenciação e nation branding.pdfDocumento pdf762,05 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID