Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22525

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Fernando-
dc.contributor.authorCavadas, Bento-
dc.date.accessioned2013-01-11T10:44:01Z-
dc.date.available2013-01-11T10:44:01Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-989-95733-2-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/22525-
dc.description.abstractEsta comunicação pretende actualizar um modo de compreender o domínio disciplinar em que se inscreve, tendo na sua génese duas dissertações de Doutoramento intituladas A Botânica nos Manuais Escolares dos Ensinos Primário e Básico (1º Ciclo) no século XX em Portugal (Guimarães 2007) e A Evolução dos Manuais Escolares de Ciências Naturais do Ensino Secundário em Portugal 1836-2005 (Cavadas 2008a). Estas investigações cruzaram-se em dois eixos de análise: a interpretação da forma como o conhecimento produzido sobre botânica foi induzido pelas políticas de educação, nomeadamente pelas alterações curriculares; a compreensão de como estas questões foram expressas nos manuais escolares de Ciências da Natureza, durante o século XX, em Portugal. Neste trabalho são apresentadas as pontes estabelecidas entre as dissertações efectuadas, procurando-se enfatizar a especificidade de ser professor no Ensino Básico a partir do conhecimento científico apropriado pela escola, transformando-o em conhecimento escolar.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de Botânicapor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectConhecimento científico/conhecimento escolarpor
dc.titleA botânica escolar em Portugal no século XX: relações, tensões e contribuições entre o conhecimento científico, conhecimento escolar e manuais escolares do ensino básicopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/cied/download/Atas_IV_Encontro_Cied.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage33por
oaire.citationEndPage39por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleFormar professores, investigar práticas : actas do IV Encontro do CIEDpor
sdum.conferencePublicationFormar professores, investigar práticas : actas do IV Encontro do CIEDpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Botânica escolar em Portugal.pdfDocumento principal193,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID