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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavadas, Bento-
dc.contributor.authorGuimarães, Fernando-
dc.date.accessioned2013-01-08T13:57:32Z-
dc.date.available2013-01-08T13:57:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-982-8881-78-8-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/22368-
dc.descriptionColecção Ciências da Educaçãopor
dc.description.abstractOs manuais escolares de ciências têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico, integrando aspetos relativos à sequência e ao ritmo da sua transmissão através, por exemplo, das atividades laboratoriais que propõem, desempenhando, assim, importantes funções pedagógicas e didáticas (Fracalanza & Megid-Neto, 2003; Molina, 1987). Este estudo assume como objetivo principal analisar quais os tipos de atividades laboratoriais que foram sendo introduzidos em Portugal no ensino das ciências, mais concretamente na área de Zoologia, apoiado numa abordagem metodológica de natureza qualitativa. Esta abordagem foi assente na análise de conteúdo pelo estabelecimento de categorias a priori, contribuindo para confrontar as fontes primárias quanto aos conteúdos que incluem, as orientações pedagógicas e didáticas que traduzem, assim como os tipos de atividades laboratoriais que sugerem. Os resultados mostram que a par da introdução tardia das atividades laboratoriais no ensino da Zoologia, as atividades mais comuns visavam o reforço do conhecimento conceptual, através da implementação de atividades ilustrativas dos conteúdos científicos previamente ministrados, seguindo um protocolo do tipo receita. Foi, também, notório o desfasamento entre a legislação liceal progressista da época, que vinculava as atividades laboratoriais, e os manuais conservadores que maioritariamente as ignoraram durante o século XIX e o início do século XX.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.titlePráticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia : a introdução de atividades laboratoriaispor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage117por
oaire.citationEndPage134por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleOs manuais escolares e os jovens : tédio ou curiosidade pelos saberes?por
sdum.bookTitleOs manuais escolares e os jovens : tédio ou curiosidade pelos saberes?por
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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Cavadas, B. & Guimarães, F. (2012). Práticas inovadoras nos manuais de Zoologia.pdfDocumento principal623,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

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