Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22220
Título: | Aplicação de métodos heurísticos no planeamento de rotas: o caso da Tecniwood-Soluções |
Autor(es): | Fernandes, António José Silva |
Orientador(es): | Oliveira, José A. |
Palavras-chave: | Logística Transporte de mercadorias Problema do caixeiro-viajante Routing Vehicle routing problem Team orienteering problem Heurística do cluster mais próximo Logistics Transportation Traveling salesman problem Nearest cluster algorithm |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O facto de a concorrência aumentar de dia para dia leva a que as empresas
tenham necessidade de se tornarem cada vez mais eficientes. Tendo em conta que a
logística é uma das principais fontes de despesa de uma empresa é por isso importante
que esta funcione da melhor maneira possível. A logística encontra-se presente em áreas
como o transporte, controlo de inventário, compras, armazenamento, movimentação de
materiais, entre outros, contudo este projeto apenas irá analisar a vertente do transporte.
A presente dissertação foi desenvolvida na Tecniwood-Soluções, uma empresa
de distribuição de derivados de madeira e madeira maciça, cuja logística de transporte
representa uma grande fonte de despesa. Por esse motivo, é proposto o desenvolvimento
de um modelo que consiga lidar com todas as restrições de uma empresa deste ramo e
ao mesmo tempo consiga apresentar uma boa solução num curto período de tempo. Esse
modelo, heurística do cluster mais próximo, foi confrontado com um exemplo real de
um dia de planeamento de rotas da Tecniwood-Soluções, conseguindo no final
apresentar uma boa solução num curto período de tempo.
No futuro ainda será necessário concluir as etapas em falta na heurística do
cluster mais próximo e no software que irá incorporar esse modelo. With the rise in competition among companies, all of them are increasingly obligated to become more efficient, and because logistics is one of the major sources of expenses in a company, it’s extremely important that this sector functions in the most efficient manner possible. Logistics involves different resources such as transportation, inventory, purchasing, warehousing, material handling, and many others, but this project will analyze only the transportation sector. The present dissertation was developed at Tecniwood-Soluções, which is a wood-based products and solid-wood wholesale company, where logistics is one of the major sources of expenditure. Therefore, the development of an algorithm that can deal with the constraints of a company in this field and provide, at the same time, an effective solution in a short period, was proposed. This algorithm, the nearest cluster algorithm, was tested with a real routing problem that occurs at Tecniwood-Soluções and, as a result, it was possible to develop an effective solution in a minimum of time. In the future, it will be necessary to complete the missing steps of the nearest cluster algorithm, as well as the software that will incorporate that algorithm. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22220 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_AntonioFernandes-2012.pdf | 36,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |