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https://hdl.handle.net/1822/21495
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Jocilene Otilia da | - |
dc.contributor.author | Pereira, Paulo A. A. | - |
dc.contributor.author | Freitas, Elisabete F. | - |
dc.contributor.author | Jacques, Maria Alice Prudêncio | - |
dc.date.accessioned | 2012-12-12T18:11:52Z | - |
dc.date.available | 2012-12-12T18:11:52Z | - |
dc.date.issued | 2012-05 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/21495 | - |
dc.description.abstract | Este artigo trabalha com o estudo de acidentes rodoviários ocorridos na região Norte de Portugal dividido em duas partes. Na primeira, trabalha-se a determinação do grau de associação entre algumas variáveis relacionadas aos elementos que afetam a segurança rodoviária (condutor, veículo, estrada e ambiente viário). Mostrou-se empiricamente, através do teste de associação qui-quadrado, que as variáveis estudadas (fatores atmosféricos, traçado da via, habilitação de condução, passageiros vítimas, peões vítimas e condutores vítimas) estão todas associadas com a natureza do acidente. No entanto, a maioria das associações é fraca. Na segunda parte apresenta-se uma contribuição inicial para modelo de previsão de acidentes – MPA para as estradas nacionais da região Norte de Portugal, nomeadamente: NR-14, NR-101 e NR-206. Este estudo analisou a frequência de acidentes, o tráfego médio diário anual (TMDA) e as características geométricas de 88 segmentos de estrada de duas faixas e sentidos opostos. Os segmentos selecionados foram de 200 m de comprimento fora de áreas urbanas. O procedimento de equações de estimação generalizadas – EEG foi aplicado a 6 bases de dados distintas formadas pelo agrupamento dos dados originais no tempo e no espaço. Os resultados mostram que as diferentes observações dentro de cada segmento de estrada apresentam como dominante a estrutura correlação permutável. Este documento também analisa o impacto do tamanho da amostra sobre a capacidade do modelo de identificar os fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes e destaca que esta questão deve considerar medidas para reduzir o número de observações zero da variável dependente (número total de acidentes). Os principais fatores que contribuem para ocorrência de acidentes nas estradas estudadas foram o volume de tráfego (expresso em TMDA), largura de faixa, sinuosidade vertical e a densidade de pontos de acesso. Um MPA aceitável foi identificado para as estradas, que avaliou o número total de acidentes para segmentos de 200 m para um período cumulativo de três anos. Em ambos os estudos a base de dados utilizada foi formada pelos acidentes ocorridos no período de 1999 à 2010. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/72998/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Fatores de acidentes | por |
dc.subject | Equações de estimação generalizadas | por |
dc.subject | Modelos de previsão de acidentes | por |
dc.subject | Associação de variação | por |
dc.title | Acidentes rodoviários das estradas nacionais de Portugal : estudo da associação entre variáveis e modelos de previsão de acidentes | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 29-30 maio 2012 | por |
sdum.event.type | other | por |
oaire.citationStartPage | 64 | por |
oaire.citationEndPage | 80 | por |
oaire.citationConferencePlace | Guimarães, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Gestão da velocidade e do ruído rodoviário | por |
sdum.conferencePublication | Gestão da velocidade e do ruído rodoviário | por |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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