Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21260
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Márcia | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Costa e | - |
dc.date.accessioned | 2012-12-07T14:29:28Z | - |
dc.date.available | 2012-12-07T14:29:28Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/21260 | - |
dc.description.abstract | A presente comunicação insere-se num projeto de investigação de âmbito mais alargado intitulado “Figuras da Mediação na Formação de Adultos: Um Estudo Multicasos, a partir da experiência em Portugal e em França”. Neste texto, procuraremos problematizar o papel da Mediação de Conflitos na Educação e Formação de Adultos, especificamente, no caso dos Cursos de Educação e Formação de Adultos e no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Estes contextos, pela sua dinâmica e por envolverem Profissionais e Adultos tão heterogéneos, são marcados pela existência de conflitos de diversa ordem: entre os elementos das Equipas Pedagógicas, entre estes e os Adultos e entre os próprios Adultos. Torna-se, neste sentido, fundamental desenvolver novos padrões comunicacionais e relacionais e implementar um novo paradigma de resolução de conflitos: a Mediação. É neste quadro que a Mediação tem vindo a ganhar uma importância e um desenvolvimento crescentes e onde se fundamenta a necessidade da sua prática, dada a complexidade das relações interpessoais, com especial relevo no campo educativo. Procuraremos, tendo por base os dados obtidos pela realização de narrativas autobiográficas, entrevistas semi-diretivas e registos de observação direta, junto de Profissionais que trabalham nestes domínios, analisar quais as situações conflituais mais frequentes e quais as potencialidades educativas da Mediação na sua prevenção e/ou reparação. A análise dos dados permite-nos concluir que uma das chaves para lidar com estas situações está no diálogo e que o conflito deve ser visto como algo positivo, potenciador de mudanças e de crescimento pessoal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | Potencialidades educativas da mediação de conflitos em contextos de educação e formação de adultos | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 21 - 23. Jun. 2012 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 1448 | por |
oaire.citationEndPage | 1459 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citationTitle | 12º Colóquio Psicologia e Educação - "Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento : Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática | por |
sdum.conferencePublication | 12º Colóquio Psicologia e Educação - "Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento : Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Potencialidades educativas da mediação de conflitos em contextos de educação e formação de adultos.pdf Acesso restrito! | 3,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |