Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21260

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Márcia-
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Costa e-
dc.date.accessioned2012-12-07T14:29:28Z-
dc.date.available2012-12-07T14:29:28Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/21260-
dc.description.abstractA presente comunicação insere-se num projeto de investigação de âmbito mais alargado intitulado “Figuras da Mediação na Formação de Adultos: Um Estudo Multicasos, a partir da experiência em Portugal e em França”. Neste texto, procuraremos problematizar o papel da Mediação de Conflitos na Educação e Formação de Adultos, especificamente, no caso dos Cursos de Educação e Formação de Adultos e no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Estes contextos, pela sua dinâmica e por envolverem Profissionais e Adultos tão heterogéneos, são marcados pela existência de conflitos de diversa ordem: entre os elementos das Equipas Pedagógicas, entre estes e os Adultos e entre os próprios Adultos. Torna-se, neste sentido, fundamental desenvolver novos padrões comunicacionais e relacionais e implementar um novo paradigma de resolução de conflitos: a Mediação. É neste quadro que a Mediação tem vindo a ganhar uma importância e um desenvolvimento crescentes e onde se fundamenta a necessidade da sua prática, dada a complexidade das relações interpessoais, com especial relevo no campo educativo. Procuraremos, tendo por base os dados obtidos pela realização de narrativas autobiográficas, entrevistas semi-diretivas e registos de observação direta, junto de Profissionais que trabalham nestes domínios, analisar quais as situações conflituais mais frequentes e quais as potencialidades educativas da Mediação na sua prevenção e/ou reparação. A análise dos dados permite-nos concluir que uma das chaves para lidar com estas situações está no diálogo e que o conflito deve ser visto como algo positivo, potenciador de mudanças e de crescimento pessoalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titlePotencialidades educativas da mediação de conflitos em contextos de educação e formação de adultospor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate21 - 23. Jun. 2012por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage1448por
oaire.citationEndPage1459por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationTitle12º Colóquio Psicologia e Educação - "Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento : Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Práticapor
sdum.conferencePublication12º Colóquio Psicologia e Educação - "Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento : Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Práticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Potencialidades educativas da mediação de conflitos em contextos de educação e formação de adultos.pdf
Acesso restrito!
3,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID