Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21105

TítuloA importância do desenvolvimento de competências sociais e da relação de pares em contexto escolar : a literatura para a infância como veículo pedagógico de sensibilização para as competências sociais
Autor(es)Vaz, Ivânia Cristiana Pedroso
Orientador(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Data2012
Resumo(s)Vários estudos e autores referem que, tal como o desenvolvimento cognitivo, também o desenvolvimento ético e moral na criança se vai construindo gradualmente. Assim, através de várias abordagens sócio-psicológicas e relacionais apercebemo-nos de que a criança vai passando por vários processos, momentos e estágios de desenvolvimento, sustendo cada fase de desenvolvimento características próprias. No entanto, a interação, relação e socialização com os outros é algo que acontece ao longo de todo o nosso percurso. Nesta linha, o relatório apresentado tem como finalidade aprofundar o conhecimento acerca do desenvolvimento das competências sociais, durante a interação e relação com os pares, em contexto escolar. Esta finalidade surgiu na consequência da observação do contexto, onde se verificou, por parte do grupo, alguma dificuldade em ouvir e perspetivar as ideias dos outros e no desenvolvimento de outras competências sociais, durante as interações que os alunos estabeleciam com os colegas. Deste modo, por um lado, foram realizadas pesquisas que nos ajudaram a compreender esta dificuldade sentida no grupo e, por outro lado, foram realizadas intervenções no sentido de sensibilizar, estimular e promover o desenvolvimento dessas competências sociais durante a interação entre eles. Todo este processo baseou-se numa metodologia de investigação-ação, recorrendo sempre ao ciclo de planeamento, ação, reflexão e avaliação das práticas desenvolvidas. Este projeto/investigação foi realizado numa turma de 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6/7anos. Pode dizer-se que o projeto, realizado em seis sessões, foi intitulado de “Como é bom ter amigos!” e foi desenvolvido com base em dois critérios: primeiramente, a exploração de várias obras infantis, onde, através da sua exploração lúdica e estética e através do diálogo acerca das mesmas, se promovesse a sensibilização, no que concerne ao desenvolvimento das competências sociais e à importância da relação com os outros; posteriormente, a realização de trabalhos de grupo, onde se pudessem verificar as reações, atitudes e capacidades sociais dos alunos durante as interações com os colegas. Após a reflexão das intervenções e a análise dos dados e resultados obtidos, a implementação mostrou-se, por um lado, satisfatória e significativa para o grupo, mas, por outro lado, deveria ter sido realizada durante um período de tempo mais longo, de modo a encontrarmos resultados mais concretos e fidedignos quanto à validade do mesmo.
Several studies and authors indicate that, as well as the cognitive development, the ethical and moral child development is also something that is being gradually constructed. So, through several social-psychological and relational approaches we realize that the child passes through several processes, moments and stages of development in which, every development phase has its own characteristics. However, the interaction, relation and socialization with others something happens during our entire course. Keeping these thoughts as the guidance line, the following report has the intention to intensify the knowledge about the development social competences, during the interaction with the pairs in a scholar context. This finality appeared as consequence of observing in loco the context where it was possible to check that: the group in case. We noticed some difficulties in hearing and perspective the ideas that came from others and also in the development of their social skills, during interactions that the students established with their colleagues. This way, from one side, there were realized researches that intend to help us to understand those difficulties felt by the group and, for another side, there were realized interventions with the goal to sensitize, stimulate and promote the development of those social competences during the interaction between each other. All these processes and investigation was based in an investigation methodology, appealing always to the planning cycle, action, reflection and evaluation of the steps that were being developed. This investigation project was realized with 1st year students, with ages between 6 and 7 years old. It’s possible to say that the project was developed with two master lines: the first was the research of several infantile books, in which through a ludic, esthetical and dialogue exploration, was promoted the sensitization in what concerns the ethical development and the importance of the relationships with each other; subsequently, there were realized working groups, where was possible to verify the reactions, attitudes and social skills during their interaction with colleagues. After the interventions reflection and analyze of the date and results obtained, the implementation appeared to be, for one side, satisfactory for the group but, on the other hand seemed to be not enough. The project should had been realized for a longer period of time in a way to realize better the impact of it implementation on the students and also to find more concrete results and to be more reliable concerning the validity of it.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21105
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ivânia Cristiana Pedroso Vaz.pdf3,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID