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https://hdl.handle.net/1822/21056
Título: | Organização do ambiente físico e a inclusão de novas áreas |
Autor(es): | Viana, Joana Filipa Vieira |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O relatório apresentado visa descrever e sustentar a intervenção focalizada na
dimensão pedagógica “Espaço e Materiais” que surgiu em contexto de creche bem como
em Jardim-de-Infância, no sentido de contribuir para a melhoria dos espaços físicos
presentes, dar resposta às necessidades emergentes das crianças, bem como
proporcionar actividades dinâmicas em torna desta dimensão.
O enquadramento teórico apresenta sucintamente uma abordagem sobre a
organização do espaço e materiais, do seu contributo para o desenvolvimento das
crianças, bem como a importância e os processos de inclusão de áreas de interesse.
Em ambos os contextos, a intervenção surgiu da observação do grupo e da
saudável partilha e trabalho de equipa dos adultos e permitiu o amadurecimento da
importância desta dimensão pedagógica, bem como da forma como as crianças brincam,
para o adulto as conhecer e conhecer as suas necessidades.
A intervenção em ambos os contextos permitiu perceber a importância para a
organização de um espaço para proporcionar oportunidades de aprendizagem às crianças,
bem como a importância da inclusão das crianças nos processos de reorganização do
espaço físico e da criação de novas áreas de interesse. This presentation comes to describe and supporting an intervention focus on one pedagogic dimension called “Materials and Space”, which appeared on Preschool, to give some contribution to both contexts to improve some positive changes, to give voice to children’s necessities and to organize some dynamic experiences around this pedagogic dimension. The theory which is presented is one global theory about how to organize one physical space and material for children, about of what it contributes for them development and about the meaning of the importance of creating new areas of interest. At both of contexts, the intervention appears by the closed contact with children, by the healthy relationship between adults, and that turned possible the grown of this pedagogic dimension, the importance of watching children playing, to try to know them and what they like to do better. The intervention in both contexts turned possible to know the importance on the organization of the physical space in the development of children's experiences, as well as the importance of including children in the process of reorganizing the physical space as well as the creation of new areas of interest. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21056 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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