Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21014
Título: | Percursos de excelência escolar na escola pública : novos sentidos para a meritocracia? |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima Palhares, José Augusto |
Palavras-chave: | Excelência escolar Cultura de escola Liderança escolar Contextos de educação não formal School excellence School culture School leadership Contexts of non-formal education |
Data: | Set-2012 |
Editora: | Associação Portuguesa de Sociologia (APS) |
Resumo(s): | Partindo da necessidade de compreender o processo de construção da excelência académica na escola pública, a nossa comunicação elege como principais objetivos o estudo dos percursos escolares e não-escolares dos alunos que integraram um quadro de excelência de uma escola secundária do norte do país e a sua eventual relação com as dinâmicas de distinção académica inscritas no projeto político-pedagógico dessa instituição. Inscrevemos a nossa abordagem no plano de discussão das atuais políticas da democratização da escola pública, procurando problematizar os sentidos que a noção de mérito atualmente recobre, seja por referência às políticas macroestruturais, seja em relação ao entendimento que a instituição dela faz no seu quotidiano educativo, seja a sua interiorização pelos alunos que a corporizaram nos seus percursos escolares. Mobilizaremos, para o efeito, dados recolhidos no âmbito de um projeto de investigação em curso, de natureza intensiva (estudo de caso), provenientes da administração de um inquérito por questionário (n=250), da análise dos processos biográficos dos alunos e de outros documentos estratégicos da escola investigada e da realização de entrevistas a alunos e a professores. Dos resultados já obtidos no âmbito deste projeto e que pretendemos agora aprofundar no decurso desta comunicação, destacamos: i) o número crescente de alunos distinguidos no quadro de excelência observado nos últimos anos; ii) a existência de cerca de 40% de alunos oriundos de famílias cuja escolaridade máxima se situa até ao 9º ano e cujas profissões dos progenitores se encontram no nível intermédio e na base da estrutura social; iii) uma fraca participação destes estudantes na vida organizacional e cultural da escola; iv) um envolvimento diversificado em práticas educativas não-escolares fora da escola; v) um reconhecimento por parte destes alunos do papel da escola e dos professores na obtenção de elevados níveis de desempenho académico; vi) uma cultura de liderança escolar promotora da qualidade e do mérito; vii) a constatação da não concretização de algumas expectativas de ingresso no curso superior desejado. Por fim, recentraremos o nosso debate na tensão enquadradora deste grupo de trabalho (mais escola, melhor escola), procurando dilucidar as dimensões sociológicas e epistemológicas que subjazem ao retorno da noção de mérito no atual panorama educativo. The main subject of this paper is the study of the student´s tracking on non-school and school education, who were distinguished in an excellence board at a northern secondary school in Portugal and his probable relationship with the dynamics of academic distinction present in that institution’s political and pedagogical project. We’ll mobilize gathered data referred to a research project in progress, of intensive nature (case study), based on a survey (n=250), the analysis of student’s biographical processes and other strategic documents of the school under research. From the recently obtained data referred to this project we selected the following conclusions: i) the rising number of distinguished students in the excellence board; ii) 40% of students from families with a school degree under 10th grade and which professions are from medium level of the social structure; iii) a weak involvement of these students in the organizational and cultural daily of the school; iv) an diversified involvement in educative practices out-of-school; v) a recognition by these students of the teacher’s and school’s role by obtaining high levels of academic performance; vi) a school leadership culture which promotes quality and merit; vii) the insuccess of entering the desired graduate course. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Comunicação integrada no Grupo de Trabalho Temático coordenado pelos autores - Entre mais e melhor escola em democracia: inclusão e excelência no sistema escolar português |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21014 |
Versão da editora: | http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=016&lg=pt |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LLT- JAP - APS 2012.pdf | Comunicação APS | 823,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |