Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20962
Título: | História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar: a criação de música para crianças como parte de uma ética artística e social |
Autor(es): | Azevedo, António Sérgio Arede Torrado Marques |
Orientador(es): | Lessa, Elisa Maria Bochmann, Christopher |
Palavras-chave: | Conto musical Melodrama Música para crianças no século Política e estética Ética artística Musical tale Melodrama Music for children in 20th century Politic and aesthetic Artistic ethics |
Data: | 27-Jul-2012 |
Resumo(s): | O presente trabalho, “História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a Voar:
a criação de música para crianças como parte de uma ética artística e social”, tem
como objectivos principais a investigação do contexto político, social e ético no qual
as formas melodramáticas da música para crianças no século XX foram criadas (conto
musical e outros), com especial ênfase na primeira metade do século, época durante a
qual esta problemática tomou forma e se revelou mais acutilante, e a análise de uma
obra do autor que se insere no género melodramático, a História de uma Gaivota e do
Gato que a ensinou a Voar (texto de Luis Sepúlveda e música de Sérgio Azevedo),
análise cuja função fundamental consiste em fornecer ferramentas de reflexão sobre as
questões levantadas na investigação histórica preliminar. Este trabalho procura também colmatar em parte a falta de estudos sobre esta
problemática específica, tendo-se verificado que a bibliografia publicada, se
abundante no que respeita ao primeiro dos dois temas – contexto político das artes no
século XX –, é muito escassa no que respeita à história e análise da música para
crianças no século XX, e praticamente inexistente no que respeita à ligação entre
ambos. Este facto revela a “menoridade” com que o género continua a ser encarado,
regendo-se a investigação por critérios históricos e analíticos que visam contrariar
este preconceito longamente estabelecido Para atingir estes objectivos o trabalho foi dividido em duas partes:
investigação histórica do contexto social e político da música melodramática para
crianças no século XX, na qual os principais compositores, contextos políticos e
movimentos estéticos relacionados com o tema são estudados, e análise detalhada dos
aspectos literários e musicais da História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a
Voar. Desta análise, que leva em conta as conclusões originadas pela investigação
histórica da primeira parte, resulta a fundamentação da posição do autor em relação ao
que este crê dever ser a música para crianças: um género maior, que pode contribuir
para o enriquecimento não só do ser humano numa fase de formação da personalidade
e intelecto, mas também possuir o poder de interessar o adulto já formado, num
contexto de plena liberdade estética e ideológica. The principal objectives of this thesis, “The story of a seagull and the cat that taught it to fly: the creation of music for children as part of artistic and social ethics”, are the research of the political, social and ethical context in which musical melodrama for children of the 20th century (music tales and others) was created, with special emphasis on the first half of the century during which the problem was formed and became more acute, and the analysis of a work written in this genre by the author, The story of a seagull and the cat that taught it to fly (story by Luis Sepúlveda and music by Sérgio Azevedo), that provides a means of reflection on the questions raised by the initial historical research. This thesis also aims to fill the gap, at least in part, left by the lack of study of this particular subject. The first of the two themes – the political context of the arts in the 20th century – is dealt with extensively; the bibliography for second – history and analysis of the music written for children in the 20th century – is very sparse; treatment of the relationship between the two is virtually non-existent. This fact demonstrates the dismissive way in which the subject continues to be treated, and this research is carried out with the intention of setting straight this long-held preconception. To reach these goals the thesis has been divided into two parts: research into the social and political context of musical melodrama for children in the 20th century, in which the principal composers, political contexts and aesthetic movements related to the subject are studied, and a detailed analysis of literary and musical aspects of The story of a seagull and the cat that taught it to fly. This analysis takes into account the conclusions drawn from the historical research of the first part and results in the fundaments of the composer’s belief as to what music for children should be: an important genre that not only contributes to the enrichment of a human being at a stage when his personality and intellect are still being formed, but also has the capacity to interest the fully formed adult listener in a context of total aesthetic and ideological freedom. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20962 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TD_AntónioAzevedo.pdf | 16,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |