Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20897
Título: | Tocar, organizar e criar |
Autor(es): | Sylla, Cristina Medeiros, Ana Maria Coutinho, Clara Pereira Branco, Pedro Coquet, Eduarda Zagalo, Nelson |
Palavras-chave: | Manipulativos digitais Interfaces tangiveis TOK Pré-escolar |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | O conceito subjacente a este trabalho é a criação de materiais pedagógicos inovadores que promovem um envolvimento experimental, participativo e ativo desde muito cedo (5-6 anos), reunindo jogos, materiais didáticos e atividades lúdicas tradicionalmente usadas no pré-escolar com as novas soluções tecnológicas interativas. O projeto visa desenvolver e avaliar uma próxima geração de materiais de aprendizagem híbridos - uma plataforma interativa de Manipulativos Digitais, também designados Interfaces Tangíveis, constituída por materiais de baixo custo, habitualmente utilizados no ensino pré-escolar, como sejam papel e cartão. Disponibilizar as ferramentas tecnológicas adequadas a esta faixa etária reforça a aprendizagem, proporcionando às crianças a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades criativas. A flexibilidade dos materiais, permite conceber e realizar diferentes tipos de atividades pedagógicas, permitindo uma exploração individual, em pequenos grupos ou envolvendo toda a classe num projeto comum. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20897 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EJML_2012.pdf | 273,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |