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https://hdl.handle.net/1822/20850
Título: | O processo da decisão curricular no ensino de graduação em administração relacionado com as novas exigências da educação superior |
Autor(es): | Will, João Manuel de Sousa Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Democratização Ensino Superior Currículo nacional Currículo local |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) |
Resumo(s): | Este trabalho foi desenvolvido com base em uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da República Federativa do Brasil, no que diz respeito ao curso de graduação em Administração, para inferir sobre os elementos que orientam a decisão curricular no contexto da organização desse curso. O estudo é fruto da investigação realizada na Universidade do Minho, no nível de doutoramento em Ciências da Educação na especialidade: Desenvolvimento Curricular do Instituto de Educação. Através da Resolução no 4 da Câmara de Educação Superior (CES) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) - dispositivo legal-, as DCN orientam a organização do curso de Administração. A aplicabilidade é um dos requisitos para as instituições de ensino superior (IES) permanecerem legalizadas no MEC. Historicamente, as universidades públicas têm assumido uma postura de reflexão, criação, crítica, democratização do saber, ao mesmo tempo que se têm preocupado com a eficiência e a eficácia no uso dos recursos e procedimentos para alcançar as metas previstas (Moreira, 2005). Em contrapartida, a proposta nacional para as IES traz alguns elementos de reflexão para a organização dos projetos curriculares, criando uma base comum entre as IES, em um período histórico em que os Estados Nacionais procuram atender às novas exigências da nova ordem mundial do mundo globalizado. As novas exigências de formação, na sociedade da informação e do conhecimento (Morgado), têm orientado o caminho que os cursos universitários devem trilhar e, no âmbito da decisão curricular (Pacheco, 2009), os elementos norteadores trazem implícitos uma política de gestão do ensino e da formação profissional. A metodologia se constitui em uma análise documental, com a apreciação e o processo de inferência sobre as DCN do curso de graduação em Administração. Essa investigação inicial é importante no que diz respeito à análise de elementos que estão implícitos na ideia da democratização do ensino superior no Brasil, visto que é a partir da elaboração do projeto pedagógico dos cursos, entre os quais o de Administração, respeitando as orientações das DCN e relacionando quantidade e qualidade, que as IES conseguem verbas públicas para implementar suas ações na área planejada. Essa produção inicial é parte de uma reflexão mais aprofundada sobre o processo de decisão curricular em uma universidade pública brasileira. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20850 |
ISBN: | 978-989-8471-05-5 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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