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https://hdl.handle.net/1822/20834
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guimarães, Edilene Rocha | - |
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-15T15:26:23Z | - |
dc.date.available | 2012-11-15T15:26:23Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20834 | - |
dc.description.abstract | A comunicação tem como objetivo analisar as relações entre os processos de formação de professores do ensino superior e as práticas de diversificação e diferenciação curricular. No Campo do Currículo, o trabalho se insere no debate sobre a formação contínua docente, com contribuições para o aprofundamento das questões sobre diversidade e diferença, que envolvem o desenvolvimento curricular no contexto da prática. Como campo da pesquisa elegemos os cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), localizado no Brasil, e seu processo de formação contínua docente. No Brasil, a formação de professores do ensino superior tem sido associada a uma política que incentiva a contratação do professor com formação inicial em cursos superiores de Bacharelado, relacionados às disciplinas específicas do currículo, como é o caso das Engenharias, deixando a formação docente para ser realizada como formação contínua, através de seminários, palestras, cursos complementares à graduação e através de cursos de Pós-graduação, denotando que o perfil dos professores do ensino superior tem se configurado como "engenheiros-docentes". Assim, a formação docente vem se aproximando da ideia de desenvolvimento profissional, na qual os professores necessitam renovar seus conhecimentos a fim de acompanhar as mudanças globais. Seguindo-se uma abordagem qualitativa, para recolha dos dados empíricos, escolhemos entrevista de grupo focal, observação naturalista, análise de documentos normativos e orientadores, além de documentos institucionais. Na análise dos dados partimos dos referenciais analíticos das políticas curriculares, identificados por Pacheco (2003) como "igualdade/desigualdade" e "homogeneização/diversidade", e da proposta conceptual do "triângulo da diferença" desenvolvida por Wieviorka (2002), em seus três componentes interligados: a identidade coletiva; o indivíduo moderno; o sujeito. Nos resultados da pesquisa destacamos: a integração ensino, pesquisa e extensão; a avaliação contínua e somativa; o planejamento flexível do ensino; a subjetividade da formação docente e aprendizagem. Concluímos que as práticas de diversificação e diferenciação curricular têm se constituído como um processo em construção, envolvendo a formação contínua docente e o trabalho pedagógico com a diversidade e diferença, com a preocupação de formar os alunos para além do simples desenvolvimento das habilidades necessárias para uma ocupação, que valoriza as aprendizagens comprometidas com uma prática cidadã e inclusiva, contribuindo para a formação integral do ser humano e o desenvolvimento sustentável local da sociedade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação contínua docente | por |
dc.subject | Desenvolvimento curricular | por |
dc.subject | Diversificação e diferenciação curricular | por |
dc.subject | Diversidade e diferença | por |
dc.title | Formação de professores do ensino superior e práticas curriculares | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | Setembro 2012 | por |
sdum.event.type | other | por |
oaire.citationStartPage | 5249 | por |
oaire.citationEndPage | 5261 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto | por |
oaire.citationTitle | Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência | por |
sdum.conferencePublication | Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |