Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/20831

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Silvana do Nascimento-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2012-11-15T15:11:33Z-
dc.date.available2012-11-15T15:11:33Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20831-
dc.description.abstractDiante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicámos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente, e que permitiu a elaboração dos seis indicadores de enfoques: processos biológicos, alterações ambientais, exploração dos recursos naturais, medidas de controle, contextos sociopolíticos e econômicos, e ambiente-tecnologia. Das unidades de registro analisadas, predomina o indicador processos biológicos. Torna-se evidente que os autores do livro didático devem contextualizar com mais intensidade os conhecimentos biológicos com os conhecimentos relacionados às questões socioambientais.por
dc.description.abstractGiven the need for critical understanding about the environment in which there are interfaces between socially constructed knowledge, it is important to investigate how it is presented in biology textbooks. We analyze the environmental theme in the Biology textbook “Linhares & Gewandsznajder”, which has been the best evaluated textbook by PNLEM-2007. The methodology used was content analysis, which is to identify the units of meaning of a communication. We applied the analytic grid to unit records consisting of titles, phrases and paragraphs that address environment, and that allowed the elaboration of six indicators: biological processes, environmental changes, exploitation of natural resources, control measures, socio-political and economic contexts, and environment-technology. Of the analysed registration units, the ‘biological processes’ is the predominant indicator. It becomes evident that textbooks authors must contextualize more intensely the biological knowledge with the knowledge related to socio-environmental issues.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherABRAPECpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectManual escolarpor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titleO ambiente em um livro didático de biologia: análise de conteúdopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://adaltech.com.br/testes/abrapec/trabalhos.htmpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage13por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.por
oaire.citationTitleVIII ENPEC : Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) / I CIEC (Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias)por
sdum.conferencePublicationVIII ENPEC : Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) / I CIEC (Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias)por
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENPEC-EA-Manual-Br.pdfArtigo144,88 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID