Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20675

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luís-
dc.contributor.authorGonçalves, Judite-
dc.contributor.authorPoças, Maria Emília Pereira-
dc.date.accessioned2012-11-06T13:32:06Z-
dc.date.available2012-11-06T13:32:06Z-
dc.date.issued2012-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20675-
dc.description.abstractNo presente texto apresenta-se e analisa-se uma estratégia de intervenção pedagógica na disciplina de Biologia Humana do 10º ano de escolaridade do curso Tecnológico de Desporto que é caracterizada, fundamentalmente, pela integração explicita e intencional de tarefas de natureza metacognitiva na operacionalização de um modelo de ensino orientado para a mudança conceptual com o intuito de potencializar a eficácia deste modelo na (re)construção do conhecimento científico e de promover o desenvolvimento da competência de aprender a aprender. A estratégia consistiu na exploração de uma única atividade de aprendizagem, constituída por tarefas de natureza diversificada: representação de modelos mentais, recolha e análise de dados laboratoriais, formulação de problemas, pesquisa bibliográfica, comunicação e reflexão sobre o processo de aprendizagem. A avaliação da experiência pedagógica aqui efetuada incide na análise de tarefas de reflexão metacognitiva realizadas pelos alunos. As perceções dos alunos sobre os processos mobilizados na construção do conhecimento científico e, em particular, daqueles que contribuíram primordialmente para a mudança conceptual reforçam a importância da focalização do processo de aprendizagem na reflexão sobre o papel e a relevância na (re)construção do conhecimento científico de cada uma das fases de um modelo de ensino orientado para a mudança conceptual.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación de Docentes de Ciencias Biológicas de la Argentina (ADBiA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMudança conceptualpor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectAprender a aprenderpor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.titleMetacognição e mudança conceptual: uma articulação promotora da aprendizagem da biologiapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate10 - 13 Out. 2012por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage545por
oaire.citationEndPage551por
oaire.citationConferencePlaceVilla Giardino - Córdoba, Argentinapor
oaire.citationTitleX Jornadas Nacionales y V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología: entretejiendo los hilos de la enseñanza de la Biología en una urdimbre emancipadorapor
sdum.conferencePublicationX Jornadas Nacionales y V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología: entretejiendo los hilos de la enseñanza de la Biología en una urdimbre emancipadorapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Coelho_da_Silva_&_Goncalves_&_Pocas_Metacognicao_e_Mudanca_Conceptual_VCIEB_2012.pdfDocumento principal124,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID