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dc.contributor.authorSilva, Eugénio Alves da-
dc.date.accessioned2012-10-25T13:29:45Z-
dc.date.available2012-10-25T13:29:45Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.issn1646-9860por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20538-
dc.description.abstractNo meio rural angolano predomina uma cultura tradicional com as suas práticas socializadoras tendentes à preservação da identidade. A socialização das crianças, em particular a das meninas, faz-se no contexto da tradição, apoiada em ritos iniciáticos e fundada na discriminação da mulher cujo destino fica traçado: ser dona de casa, esposa e mãe, cuja vida se sujeita às lógicas de dominação masculina. Com este texto, pretende-se problematizar a infl uência da tradição cultural na socialização comunitária no meio rural angolano onde prevalece o preconceito da superioridade masculina o qual condiciona a construção social do género, compreendida a partir das noções de “habitus” de Bourdieu, “hegemonia cultural” de Gramsci e “prisão psíquica” de Morgan. Neste contexto, a função social da mulher angolana rural restringe-se ao universo doméstico, sendo-lhe, portanto, negada a assunção da cidadania comunitária em condições de igualdade de direitos.por
dc.description.abstractIn the rural Angolan context predominates a traditional culture, with their socializing practices for the preservation of identity. The socialization of children, particularly girls, is made in the context of tradition, supported by initiation rites and based on discrimination of women whose fate is mapped out: to be a housewife, wife and mother whose life is subject to the logic of male domination. With this paper we intend to discuss the infl uence of cultural tradition in the socialization in the Angolan rural community where there is the prejudice of male superiority which aff ects the social construction of gender, understood from the notions of “habitus” of Bourdieu, “cultural hegemony” of Gramsci, and “psychic prison” of Morgan. In this context, the function of rural Angolan women is confi ned to the household world, and it therefore denied the assumption of a community citizenship under conditions of equal rights.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Angolana de Sociologiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidade de géneropor
dc.subjectDiferenciação sexualpor
dc.subjectTradiçãopor
dc.subjectRituais iniciáticospor
dc.subjectHegemonia culturalpor
dc.subjectPrisão psíquicapor
dc.subjectSocialização identitáriapor
dc.subjectSubmissão femininapor
dc.subjectGender equalitypor
dc.subjectSexual differentiationpor
dc.subjectTraditionpor
dc.subjectInitiation ritualspor
dc.subjectCultural hegemonypor
dc.subjectPsychic prisonpor
dc.subjectIdentity socializationpor
dc.subjectFemale submissivenesspor
dc.titleTradição e identidade de género em Angola : ser mulher no mundo ruralpor
dc.title.alternativeTradition and gender identity in Angola : being a woman in the rural world-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage21por
oaire.citationEndPage34por
oaire.citationTitleRevista Angolana de Sociologiapor
oaire.citationVolume8por
sdum.journalRevista Angolana de Sociologiapor
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