Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20359

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Emília Rodrigues-
dc.contributor.advisorMiura, Irene Kazumi-
dc.contributor.authorSilva, Sílvia-
dc.date.accessioned2012-09-28T14:50:44Z-
dc.date.available2012-09-28T14:50:44Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20359-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)por
dc.description.abstractA presente investigação centra-se na análise da internacionalização. Tem como principal objectivo clarificar o significado deste termo, no quadro de algumas das abordagens da sociologia do conhecimento. Pretende-se reflectir sobre os efeitos da internacionalização no domínio dos processos de trabalho organizacional, assim como no domínio das expectativas e das subjectividades dos actores directamente neles implicados. Apoiando-se numa metodologia essencialmente qualitativa, este projecto tem como objectivo identificar as várias vertentes da percepção e representação da internacionalização. Os resultados exploratórios, provenientes de um inquérito constituído de perguntas abertas e realizado a reitores, vice-reitores, pró-reitores e coordenadores científicos, permitem concluir que há uma notória ambiguidade na representação e no significado da internacionalização que se regista, tanto ao nível da gestão das universidades, como da gestão de departamentos e de unidades de investigação.por
dc.description.abstractThis project aims at presenting a theoretical perspective on the concept of internationalization. The main goal will be to elucidate about the ways organizational actors interpret internationalization and what mean do they attribute to it, considering that nowadays universities and research centers are under great pressure to show indicators that demonstrate the increasing relevance acquired by this process in the context of knowledge globalization. The project follows mainly a qualitative methodological path which counts with surveys to rectors, vice-rectors and prorectors of Portuguese universities, as well as to head of research units. The general conclusions point out the extreme ambiguity characterizing the concept of internationalization, as well as the diversity of understandings presented by each involved actor, depending on scientific area. As stated, this research is yet exploratory.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectUniversidadespor
dc.subjectPolíticas de ciência e tecnologiapor
dc.subjectInternacionalização do ensino e da investigaçãopor
dc.subjectGlobalizationpor
dc.subjectUniversitiespor
dc.subjectScience and technology policiespor
dc.subjectInternationalization of education and researchpor
dc.title(Re)pensar a internacionalização na investigação e no ensino superiorpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc378por
dc.subject.udc001.8por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sílvia Maria Fernandes da Silva.pdf2,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID