Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20343

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDurães, Miguel-
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luís-
dc.date.accessioned2012-09-25T16:07:06Z-
dc.date.available2012-09-25T16:07:06Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20343-
dc.description.abstractA intencionalidade de proporcionar aos alunos um contexto educativo que lhes permitisse o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, a negociação de ideias, a tomada de decisões, e a regulação da aprendizagem, conduziu à implementação de uma experiência pedagógica que está focalizada na planificação e construção pelos próprios alunos de uma revista - Fanzine – sobre temáticas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A experiência pedagógica foi desenvolvida com alunos de 7º e 9º anos de escolaridade no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas. A construção da Fanzine foi concretizada através de uma estratégia de trabalho de projecto e de aprendizagem cooperativa. As tarefas de planificação do trabalho, de pesquisa de informação e de estruturação da revista foram executadas essencialmente em períodos extra-lectivo. Os períodos lectivos mobilizados estiveram destinados ao apoio e acompanhamento do professor e, também, à monitorização entre pares e em pequeno grupo das tarefas efectuadas e do desempenho de cada aluno. A avaliação da experiência pedagógica incidiu na análise da opinião dos alunos sobre as dificuldades sentidas e o impacto no desenvolvimento de competências de aprendizagem. As principais dificuldades foram sentidas na selecção da informação, na definição da estrutura da revista e na gestão do tempo. A percepção dos alunos acentua o impacto positivo da experiência pedagógica não só no desenvolvimento de competências disciplinares (compreensão de temáticas CTS) mas também no desenvolvimento de competências transferíveis (pesquisa de informação, capacidade de trabalho de grupo).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFanzinepor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectNegociaçãopor
dc.titleSe não um ‘Fan’ porque não ‘Some Fun’: desenvolvimento da autonomia do aluno pela construção de uma F(u)(a)nzinepor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate21 - 23 Jul. 2011por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage37por
oaire.citationEndPage49por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleCongresso Ibérico Pedagogia para a Autonomiapor
sdum.conferencePublicationCongresso Ibérico Pedagogia para a Autonomiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Miguel_Duraes_&_JLCoelhoSilva_Desenvolvimento_Autonomia_Construcao_F(u)(a)nzine_ 2011.pdfDocumento principal770,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID