Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20236
Título: | A Educação Ambiental nos programas e manuais escolares portugueses em dois períodos: 1991-2000 e 2001–2006 |
Outro(s) título(s): | Environmental education in Portuguese school programmes and textbooks in two periods: 1991-2000 and 2001–2006. |
Autor(es): | Tracana, Rosa Branca Ferreira, Eduarda Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Programas Análise de manuais |
Data: | Set-2012 |
Editora: | ABRAPEC |
Resumo(s): | A Educação Ambiental (EA) é vista como um instrumento que contribui para a mudança de valores, mentalidades e atitudes. Este estudo pretende examinar como a EA é abordada nos programas escolares portugueses em dois períodos, Tempo I: 1991 – 1999 e Tempo II: 2000 –2006. Usámos as grelhas de análise construídas no projecto BIOHEAD-CITIZEN (CIT2-2004-506015). A análise engloba os programas nacionais e os manuais desde o 1º CEB (5/6 anos) até ao 12º Ano (17/18 anos), e incorpora 4 subtópicos: Poluição, Uso de Recursos, Ecossistemas e Ciclos, e Biodiversidade. A maior ênfase é dada à Poluição. A Biodiversidade é o que tem menor presença no Tempo I, mas atualmente é já referida mais vezes ao longo de todos os níveis escolares. No primeiro nível escolar (1º CEB) os manuais seguem o programa nacional muito de perto. As maiores diferenças entre os programas e os manuais analisados encontram-se no Ensino Secundário. Environmental education (EE) is seen as a key instrument contributing for changing values, mentality and attitudes. This study intends to examine how EE addresses environmental education in the Portuguese school programmes in two different periods, Time I: 1991 – 1999 and Time II: 2000 –2006. We used the grids of analysis constructed within the BIOHEAD-CITIZEN project (CIT2-2004-506015). The analysis covered the national programmes and textbooks since the 1st grade (5/6 years-old) up to the 12th grade (17/18 years-old) by looking at the four subtopics: Pollution, Use of Resources, Ecosystems and Cycles, and Biodiversity. Greater emphasis is given to Pollution. Biodiversity is the subtopic with less presence in Time I but nowadays is more present all along the school levels. In earlier years (primary school – 1CBE) the textbooks follow the national programme very tightly. Major differences between the national programmes and the textbooks examined were found in Secondary school. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20236 |
Versão da editora: | http://adaltech.com.br/testes/abrapec/trabalhos.htm |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENPEC_EA-ProgrManuaisPT.pdf | Artigo | 144,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |