Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20236

TítuloA Educação Ambiental nos programas e manuais escolares portugueses em dois períodos: 1991-2000 e 2001–2006
Outro(s) título(s)Environmental education in Portuguese school programmes and textbooks in two periods: 1991-2000 and 2001–2006.
Autor(es)Tracana, Rosa Branca
Ferreira, Eduarda
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação Ambiental
Programas
Análise de manuais
DataSet-2012
EditoraABRAPEC
Resumo(s)A Educação Ambiental (EA) é vista como um instrumento que contribui para a mudança de valores, mentalidades e atitudes. Este estudo pretende examinar como a EA é abordada nos programas escolares portugueses em dois períodos, Tempo I: 1991 – 1999 e Tempo II: 2000 –2006. Usámos as grelhas de análise construídas no projecto BIOHEAD-CITIZEN (CIT2-2004-506015). A análise engloba os programas nacionais e os manuais desde o 1º CEB (5/6 anos) até ao 12º Ano (17/18 anos), e incorpora 4 subtópicos: Poluição, Uso de Recursos, Ecossistemas e Ciclos, e Biodiversidade. A maior ênfase é dada à Poluição. A Biodiversidade é o que tem menor presença no Tempo I, mas atualmente é já referida mais vezes ao longo de todos os níveis escolares. No primeiro nível escolar (1º CEB) os manuais seguem o programa nacional muito de perto. As maiores diferenças entre os programas e os manuais analisados encontram-se no Ensino Secundário.
Environmental education (EE) is seen as a key instrument contributing for changing values, mentality and attitudes. This study intends to examine how EE addresses environmental education in the Portuguese school programmes in two different periods, Time I: 1991 – 1999 and Time II: 2000 –2006. We used the grids of analysis constructed within the BIOHEAD-CITIZEN project (CIT2-2004-506015). The analysis covered the national programmes and textbooks since the 1st grade (5/6 years-old) up to the 12th grade (17/18 years-old) by looking at the four subtopics: Pollution, Use of Resources, Ecosystems and Cycles, and Biodiversity. Greater emphasis is given to Pollution. Biodiversity is the subtopic with less presence in Time I but nowadays is more present all along the school levels. In earlier years (primary school – 1CBE) the textbooks follow the national programme very tightly. Major differences between the national programmes and the textbooks examined were found in Secondary school.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20236
Versão da editorahttp://adaltech.com.br/testes/abrapec/trabalhos.htm
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENPEC_EA-ProgrManuaisPT.pdfArtigo144,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID