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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaricato, Fúlvia Eloá-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Maria de Andrade-
dc.date.accessioned2012-09-17T16:09:26Z-
dc.date.available2012-09-17T16:09:26Z-
dc.date.issued2012-09-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20235-
dc.description.abstractO ensino e a aprendizagem tradicional do conhecimento biológico há muito tempo vem sendo criticado na área de ensino de Ciências, por ser muito complexo e não possibilitar a construção de conhecimentos relacionais entre os seres vivos. Nessa perspectiva, o objetivo desse estudo foi investigar como um grupo de acadêmicos analisa uma figura tridimensional que representa as relações ecológicas interespecíficas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados empíricos foi realizada por meio de discussões em um grupo de pesquisas. Inicialmente foram apresentadas aos acadêmicos, as definições tradicionais das relações ecológicas interespecíficas e, em seguida, um diagrama tridimensional em que essas relações são representadas com várias sobreposições. Os resultados apontam que, a princípio, os acadêmicos tiveram dificuldade no enfrentamento do diagrama proposto, porém, após discussões e análises coletivas de exemplos das interações ecológicas, os estudantes desenvolveram um olhar mais abrangente dessas relações.por
dc.description.abstractThe traditional teaching and learning of biological knowledge has long been criticized in the area of science teaching, as it is very complex and does not enable the construction of relational knowledge among the living beings. In this perspective, the objective of this study was to investigate how a group of scholars examines a three-dimensional figure representing inter-specific ecological relationships. It is a qualitative research, which empirical data collection was conducted through discussions in a research group. Initially, the traditional definitions of inter-specific ecological relationships were presented to academics, and then a three-dimensional diagram showing these relations were represented with multiple overlays. The results show that, in principle, scholars had difficulty in coping with the diagram, however, after collective discussions and analysis of example ecological relationships, the students development one look plus comprehensive of those relationships.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherABRAPECpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEpistemologia da Biologiapor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectConhecimento sistêmicopor
dc.titleRelações interespecíficas na Ecologia: das definições tradicionais às análises tridimensionaispor
dc.title.alternativeInter-specific relationships in Ecology: from traditional definitions to three-dimensional analysis-
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://adaltech.com.br/testes/abrapec/trabalhos.htmpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage10por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.por
oaire.citationTitleVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) / I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias (CIEC)por
sdum.conferencePublicationVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) / I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias (CIEC)por
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