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TítuloAs actividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
Autor(es)Jacob, Vera Margarida Pereira
Orientador(es)Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Data2011
Resumo(s)As mudanças científicas e tecnológicas exigem indivíduos com uma educação abrangente em diversas áreas, e com capacidade de aprender ao longo da vida. Neste contexto, o ensino das ciências é condição imprescindível para que, em simultâneo com a aquisição dos conteúdos de ciência, se desenvolvam processos científicos e capacidades investigativas como a recolha de dados, a selecção de evidências, elaboração de previsões e o teste das mesmas, com vista à construção de argumentos fundamentados e de explicações de fenómenos físicos e naturais. As actividades laboratoriais correspondem a um recurso didáctico de valor inquestionável que pode permitir aos alunos um envolvimento activo durante o qual formulam explicações diversas, que, quando devidamente exploradas, podem conduzir a aprendizagens, conceptuais, procedimentais e de metodologia científica, bem como à transposição destas para situações do dia-a-dia. A presente investigação, centrada no primeiro ciclo Ensino Básico e no tema "a germinação do feijão" teve como finalidade analisar as explicações que os alunos formulam, para o fenómeno físico em causa, reproduzido em contexto laboratorial. A recolha de dados envolveu a realização de entrevistas individuais a 12 alunos do 4º ano de escolaridade. Os alunos tinham que prever o que aconteceria ao longo de várias semanas e, após observarem o fenómeno, explicar as observações efectuadas. Os resultados obtidos, analisados com base numa tipologia de explicações disponível na literatura, sugerem que os alunos, tendem a usar explicações pouco complexas evocando razões simples e incompletas, privilegiando assim as explicações descritivas e as causais. As explicações que formulam são influenciadas pelas suas concepções alternativas e pelas suas vivências quotidianas, teórica e empiricamente pouco fundamentadas. Esta investigação revelou assim, a importância de fomentar situações educativas que levem os alunos a desenvolver a competência de explicar fenómenos e de lidar com dados, bem como de conhecer as explicações cientificamente correctas para esses fenómenos. Sempre que possível, os professores devem solicitar aos alunos previsões e explicações acerca de fenómeno relacionados com situações do dia-a-dia, a fim de auxiliar a transferência das aprendizagens para as suas vivências como cidadãos.
The scientific and technological changes require individuals with a broad education in several areas, and ability to learn throughout life. In this context, the teaching of science is an indispensable condition, simultaneously with the acquisition of the contents of science, to develop investigative skills and scientific processes such as data collection, the selection of evidence, preparation of forecasts and the same test, for the construction of reasoned arguments and explanations of physical and natural phenomena. The laboratory activities correspond to a teaching resource of unquestionable value allows students to an active involvement during which they formulate different explanations, which, when properly exploited, can lead to learning, conceptual and procedural scientific methodology, as well as the transposition of these into the day-to-day life. This research focused on primary school on the theme "the germination of beans" and its aim was to analyze the students formulating explanations for the physical phenomenon in question, reproduced in the laboratory context. Data collection involved conducting individual interviews with 12 students from the 4th grade. Students had to predict what would happen over several weeks and, after observing the phenomenon, they ought to explain the observations. The results were analyzed based on a typology of explanations available in the literature, and they suggested that students tend to use less complex explanations invoking simple and incomplete reasons, thus privileging the descriptive and causal explanations. The explanations that they formulate are influenced by their misconceptions and their everyday experiences, both theoretically and empirically not well justified. This research has thus revealed the importance of promoting educational situations that lead students to develop competence to explain phenomena and to handle data as well as to know the scientifically correct explanations for these phenomena. Whenever possible, teachers should ask students predictions and explanations of phenomena related to the day-to-day life in order to support the transference of learning to their experiences as citizens.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20185
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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