Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20131

TítuloInventário para o uso da linguagem (LUI ) : estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português
Autor(es)Guimarães, Cristiana da Silva
Santos, Anabela Cruz dos
Almeida, Leandro S.
DataJul-2012
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)As competências pragmáticas são uma das primeiras competências linguísticas que o bebé desenvolve e, em alguns casos, o facto de estas não se estarem a desenvolver poderá levar ao atraso desenvolvimental de outras competências linguísticas, tais como, a semântica, fonologia, morfologia e sintaxe. A identificação e avaliação de crianças em risco de desenvolverem perturbações da linguagem são cruciais tendo em vista uma intervenção precoce eficaz. Dada a relevância da pragmática enquanto componente da linguagem e face à escassez, em Portugal, de instrumentos de avaliação da linguagem validados para idades precoces, a finalidade deste estudo consiste na tradução e adaptação do instrumento “Language Use Inventory” (LUI), de Daniela O’Neill (2009). Trata-se de um inventário padronizado constituído por 14 escalas, o qual é respondido pelos pais ou cuidadores da criança, que pretende avaliar o desenvolvimento da pragmática entre os 18 e os 47 meses. Neste estudo apresentamos alguns resultados obtidos e analisados de 120 inventários, recolhidos no âmbito do estudo piloto nacional. A consistência interna do LUI traduzido e adaptado para Português, apresenta um alpha de Cronbach de .97 para a escala total e entre .71 – .96 para as catorze subescalas.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoColaborações/Apoios: Reitoria da Universidade do Minho; IE - Instituto de Educação; CIEd - Centro de Investigação em Educação; Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial; NEEBUM – Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho; NEDUM – Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho. Apoios na Divulgação: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación; Revista Lusófona de Educação; Revista Portuguesa de Educação; Psiquilíbrios.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20131
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inventário para o uso da linguagem.pdfArtigo em Atas110,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID