Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/20076

TitlePrograma Odisseia: um programa de enriquecimento escolar para alunos sobredotados
Author(s)Miranda, Lúcia
Almeida, Leandro S.
KeywordsSobredotação
Talentos
Inclusão escolar
Programas de enriquecimento
Issue date2012
PublisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM)
JournalImagens da Educação
Abstract(s)A educação dos alunos com características de sobredotação continua a desafiar os educadores e legisladores nos diferentes países. Apesar das diferenças entre as sociedades em termos político, económico e cultural, e apesar de não haver um consenso acerca de uma única metodologia no atendimento às necessidades dos alunos sobredotados, diversos programas de identificação e de acompanhamento têm sido desenvolvidos. O propósito deste texto é o de descrever o programa de enriquecimento escolar Odisseia, concebido como um programa que procura promover experiências diversificadas para que os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico possam revelar e desenvolver as suas capacidades e talentos. Este programa de enriquecimento foi implementado pela primeira vez, nos anos letivos de 2004/06 numa escola privada do Distrito do Porto, havendo ainda outras implementações posteriores integrais ou parciais noutras escolas. A par da estrutura organizativa das sessões ao longo do programa, descreve-se a estrutura interna de algumas sessões, destacando-se a dinâmica das mesmas e os procedimentos seguidos de forma a maximizar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. São ainda descritos, exemplos de atividades e estratégias concretas seguidas na sua implementação, assim como resultados atingidos.
The education of students with characteristics of giftedness continues to challenge educators and legislators in different countries. Despite the differences between societies in terms of political, economic and cultural, and although there is no consensus about a single methodology to meet the educational needs of gifted students, several programs for identifying and monitoring have been developed. The purpose of this paper is to describe the Odisseia school enrichment program, designed as a program that seeks to promote diverse experiences for students of the 2nd cycle of basic education in order to express and to develop their skills and talents. This enrichment program was first implemented in the school years 2004/06 in a private school in the District of Porto, there are other full or partial implementations later in other schools. Alongside the organizational structure of the sessions throughout the program, describes the internal structure of some sessions, highlighting the dynamics of them and the procedures followed to maximize the involvement of students in the proposed activities. Are also described, examples of concrete activities and strategies followed in its implementation, and results achieved.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/20076
DOI10.4025/imagenseduc.v2i2.16101
e-ISSN2179-8427
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa Odisseia.pdfArtigo em Revista313,34 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID