Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19802

TítuloA incorporação do valor da marca no valor de mercado das empresas
Autor(es)Barbosa, Maria José Gomes
Orientador(es)Areal, Nelson
Data2012
Resumo(s)Trabalhos elaborados no âmbito das finanças, do marketing e estratégia, sugerem que nem sempre a hipótese da eficiência dos mercados se confirma, havendo evidências crescentes de que os mercados podem transmitir informação de forma ineficiente, e que o preço das ações pode levar anos até que reflita todas as informações disponíveis. Apesar do reconhecimento do valor das marcas, estudos demonstram que o mercado não incorpora totalmente o valor deste ativo intangível. O mesmo acontece a ativos intangíveis tais como as patentes, as atividades de I&D e o nível de satisfação dos funcionários. Esta dissertação analisa a relação entre as marcas integrantes no ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo, e o desempenho a longo prazo das empresas detentoras dessas marcas. Através da implementação de metodologias não condicionais e condicionais de avaliação do desempenho financeiro, foram compostas carteiras equal e value-weighted. Os resultados são robustos quanto à industria e às caracteristicas especificas das empresas, sugerindo que as rendibilidades anormais estatisticamente significativas não derivam do fato das empresas integrarem o ranking, mas sim de características inerentes às empresas e à indústria que as empresas incluídas no ranking integram.
Papers produced under finance, marketing and strategy, suggest that not always the efficient market hypothesis is confirmed, there is increasing evidence that markets can transmit information inefficiently, and that the stock price can take years for reflect all available information. Despite de recognition of the value brands, studies show that the market still does not fully incorporate the value of this intangible asset. The same applies to intangible assets such as patents, research and development, and employee satisfaction. This dissertation examines the relationship between brands in the top 100 best global brands, and long-term performance of the companies holding these brands. Through the implementation of conditional and unconditional performance measures, were developed equal-weighted s and value-weighted portfolio. The results are robust for industry and specific characteristics of the companies, suggesting that the statistically significant abnormal returns do not arise from the fact that companies integrate the ranking, but arise from the inherent characteristics of companies and industry that companies included in the ranking integrate.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Finanças
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19802
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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