Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19771

TítuloO consumo de roupas usadas nos mercados informais moçambicanos: o caso da cidade de Maputo
Autor(es)Cumbane, Pedro Elias
Orientador(es)Ribeiro, Rita
Palavras-chaveClasses sociais
Estratificações sociais
Mercados informais
Consumo de roupas usadas
Moçambique
Social classes
Social stratifications
Informal markets
Consumption of used clothing
Mozambique
Data2011
Resumo(s)A partir da reflexão teórica sobre os conceitos de classes sociais e estratificação social, suas fronteiras, intersecções e divergências, a nossa pesquisa interroga-se se os consumidores de roupas usadas podem ser considerados membros da mesma classe ou de classes sociais diferentes, do mesmo estrato social ou de estratos sociais diferentes. Recorrendo à metodologia qualitativa, que é complementada por dados quantitativos, e usando uma amostra de vinte e quatro elementos (nove vendedores e quinze consumidores de roupas usadas, intencionalmente escolhidos, cuja selecção é antecedida por uma exploração dos mercados informais, locais de comercialização de roupas usadas) constatámos que os recursos escolares e de propriedade traçam dissemelhanças entre os consumidores de roupas usadas. De facto, são agentes possuidores destes recursos que não só demonstram maior poder na aquisição bens materiais mas também investem mais no consumo que vai para além da utilidade prática dos mesmos bens. São agentes que possuem recursos escolares e de propriedade que têm uma relação ambígua com as roupas usadas. Portanto, nesta perspectiva, faz sentido falar-se da existência de estratos sociais entre os compradores de roupa usada. No entanto, a promoção destas diferenciações ao estatuto de classes sociais é problemática, pois parte do princípio de que as divisões entre os consumidores de roupa usada são extensivas a toda a sociedade, ou seja, parte do princípio que estudar os consumidores de roupa usada é mesmo que estudar toda a sociedade moçambicana. De forma mais simples: os consumidores de roupa usada não constituem uma amostra representativa da sociedade moçambicana. Deste modo, a determinação das classes sociais a que pertencem os consumidores de roupa deve ser ancorada num estudo sistematizado da estrutura social da sociedade moçambicana, à luz da qual será possível não só determinar as classes a que pertencem, em geral, os diferentes grupos localizados na sociedade moçambicana como também, em particular, os consumidores de roupas usadas.
From the theoretical reflection on the concepts of social class and social stratification and its borders, intersections and differences, our research questions is whether consumers of used clothing can be considered members of the same social class or different social classes, members of the same social stratification or different social stratifications. Using the qualitative methodology which is complemented by quantitative data and using a sample of twenty-four elements (nine sellers used clothing and fifteen used clothing consumers, intentionally chosen, whose selection is preceded by an exploration of the informal markets, local sale of used clothes) we found that school resources and property plot dissimilarities among consumers of used clothing. In fact, possessors of these resources are agents that demonstrate greater power camber in material things and invest themselves more in consumption that goes beyond the practical use of the commoditized objects. The related agents have property and school resources that have an ambiguous relationship with the clothes. Therefore, in this perspective, it makes sense to speak of the existence of social stratifications among consumers of used clothes. However, the concept of social class or social classes is not adequate to categorize the dissimilarities among consumers of used clothing because its use assumes that the divisions among consumers of used clothing are extended to the whole society. That is, it assumes that studying consumers of used clothing is even studying the whole Mozambican society. More simple: consumers of used clothing are not a representative sample of Mozambican society. Thus, the determination of social class or social classes to whom belong the consumers of clothing must be preceded by a systematic study of the social structure of the Mozambican society in the light of which we will be able not only to determine the classes that start in general the different groups established in Mozambican society but also to determine, in particular, the social class or social classes of consumers of used clothing.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia do Desenvolvimento e Políticas Sociais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19771
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DS/CICS - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Elias Cumbane.pdf744,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID