Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/19755

TitleO contributo da televisão de Moçambique na construção da identidade nacional : estudo do caso : análise do programa "Ver Moçambique"
Author(s)Nhacumba, Vicente Amone Saice
Advisor(s)Cabecinhas, Rosa
KeywordsTelevisão de Moçambique
Identidade nacional
Moçambique
Memória social
Diversidade cultural
Mozambican television
National identity
Mozambique
Social memory
Culture diversity
Issue date2011
Abstract(s)O presente trabalho corresponde à dissertação no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, na área de especialização em Informação e Jornalismo. Vários investigadores, políticos e sociedade em geral têm debatido a questão da identidade, quer a nível local, nacional ou mesmo do mundo e os meios de comunicação social têm tido um papel preponderante na construção das identidades sociais. Sendo assim, consideramos pertinente analisar, empiricamente, a forma como a Televisão de Moçambique - E.P., através do programa Ver Moçambique contribui para a construção da identidade dos moçambicanos. Nesta investigação começámos por efectuar uma revisão de literatura para a conceptualização do tema e fizemos algumas entrevistas exploratórias aos produtores do programa, neste caso, os jornalistas e directores e personalidades que estiveram ligadas ao processo da criação da empresa, Televisão de Moçambique e do programa “Ver Moçambique”. Seguidamente efectuámos a análise de dois meses (Setembro e Outubro de 2010) de emissões do programa “Ver Moçambique”. Para tal procedemos à análise de conteúdo das peças emitidas nesse período usando o método estatístico. Os resultados da nossa investigação indicam que a maior parte das peças produzidas retratam a vida das comunidades, ainda que tenham a ver com as sedes dos distritos e reflictam as realizações do Governo e ONGs, uma vez que os jornalistas do “Ver Moçambique” para se deslocarem a estes pontos fora da capital provincial, praticamente, fazem-no quando há visitas dos responsáveis das entidades acima citadas. Por outro lado, observamos que, das peças produzidas a representatividade do cidadão comum perdeu espaço no programa devido à pressão exercida pelos governos provinciais às equipas da TVM para mostrarem as suas actividades e serem os protagonistas neste espaço dedicado às realizações do cidadão comum. Por último foram efectuadas entrevistas a pessoas da sede do distrito de Magude que apontaram ser um programa importante para o processo de construção da identidade nacional e união dos moçambicanos. Do material analisado e das entrevistas efectuadas aos receptores do programa podemos concluir que o resultado é positivo, na medida em que confrontando os dois dados em análise pode se considerar que as peças reproduzidas vão ao encontro da realidade da população, embora ainda, haver um caminho a percorrer para trazer o espelho de todo o país. Acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir para a percepção da realidade moçambicana, olhando para a forma como a TVM o representa na produção do seu programa “Ver Moçambique”.
This dissertation reports a research conducted in the scope of the master degree in Communication Science in the field of journalist and information. Most of the researchers, politicians and the society in general, have been discussing about the identity, in local, national as well as international arena, and the media plays a very important role in building social identities. In this regards, we carried out an empirical analysis regarding how the Mozambique public television TVM-EP, through the program “Ver Moçambique”, is contributing for building the identity of Mozambican people. In this dissertation we started with literature review, in order to understand the concept of the subject topic, and we also conducted interviews focusing in the staff working for “Ver Moçambique” program, namely: journalists and directors and all staff that have been full involved in creation of the company including those that set up the he program “Ver Moçambique”. Furthermore, we carried out an analysis of the program during a period of two months of the broadcasting (September and October 2010) and a statistical method was used to assess the content of the program. The results of our research indicate that the major part of the program covers the life of the community, although the program focus mainly in the capitals of district reflecting the achievements of the government and NGO (Non Government Organization), taking into account that the journalist working for “Ver Moçambique” travel to the field only when there is visit from government or NGO representative to a certain district. In addition to that, we notice quite often the program is slightly covering less aspect related to the public as such, due to the pressure subjected to the TVM working tem from provincial government that focus in covering their activities (government activities), therefore, the coverage of public aspect is reducing. Interview was carried out to a certain people living the capital of district of Magude, and they still believe that the program play important role in the process of building national identity and union among Mozambican. Based on the analysis of the program and the interviews carried out among the audience, we reached a conclusion that the overall result is positive, in the sense that after doing the collect data, we found out that the program covers the reality of the different communities although there is still room for improvement in order to reflect the whole country. We believe that the result of this research will contribute for perception of Mozambican reality by looking at the way how the program “Ver Moçambique” is produced.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19755
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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