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https://hdl.handle.net/1822/19747
Título: | Os comportamentos de cidadania organizacional dos enfermeiros hospitalares: a influência dos focos e dimensões de empenhamento e dos motivos de gestão das impressões |
Autor(es): | Duarte, Márcia Marina Rodrigues Brito |
Orientador(es): | Cardoso, Carlos José Cabral |
Data: | 22-Fev-2012 |
Resumo(s): | Os comportamentos de cidadania organizacional dos enfermeiros hospitalares: a
influência dos focos e dimensões de empenhamento e dos motivos de gestão das
impressões
A investigação acerca dos comportamentos de cidadania organizacional tem
comprovado que esta classe de comportamentos contribui para o aumento da eficácia
organizacional e para a melhoria do ambiente e dos relacionamentos em contexto de
trabalho. As organizações dificilmente sobreviveriam se contassem apenas com os
contributos dos empregados, resultantes das tarefas que estão obrigados a executar.
Num contexto competitivo, marcado pela turbulência dos mercados, em que se exige
respostas rápidas, inovadoras e flexíveis, para responder às solicitações do mercado e às
suas constantes exigências em termos de mudança, impõe-se a necessidade dos
empregados cooperarem entre eles, de serem conscienciosos no cumprimento dos seus
deveres profissionais e de defenderem e protegerem a organização. O contexto
hospitalar não escapa a esta realidade. A recensão da literatura mostra existirem escassos estudos que se debrucem,
específica e concomitantemente, sobre a relação entre focos e dimensões de
empenhamento e motivos de gestão das impressões e os comportamentos de cidadania
organizacional. Do lado da investigação dos comportamentos de cidadania
organizacional, a maior parte das pesquisas atribuiu aos traços de personalidade, à
liderança e à satisfação o papel principal na previsão dos comportamentos de cidadania
organizacional. Menor atenção tem sido devotada à relação do empenhamento com os
comportamentos de cidadania organizacional.
Este estudo não se cingiu à avaliação do impacto dos motivos, considerados
como mais tradicionais, na variável dependente. Uma postura crítica impôs-se ao
decidir-se estudar também a influência dos motivos de gestão das impressões nos
comportamentos de cidadania organizacional.
Foram inquiridos 420 enfermeiros que desenvolvem a sua profissão em dois
hospitais públicos: o Hospital de S. Marcos (Braga) e o Centro Hospitalar do Alto Ave
(unidades de Guimarães e Fafe). Os dados empíricos permitem reunir algumas conclusões. Desde logo, reforçam
a importância da utilização de uma abordagem multifocal e multidimensional no estudo
do empenhamento e sua relação com os comportamentos de cidadania organizacional.
O empenhamento organizacional assume o papel de preditor significativo dos
comportamentos de cidadania organizacional. No que concerne à influência das
dimensões de empenhamento organizacional, as variáveis que entram no modelo
explicativo dos comportamentos de cidadania organizacional foram o empenhamento
instrumental – sacrifício pessoal associado ao abandono, o empenhamento afectivo e o
empenhamento normativo.
Os dados empíricos dão razão à inclusão doravante do empenhamento
profissional nos modelos teóricos explicativos dos comportamentos de cidadania
organizacional e esta vislumbra-se como uma contribuição significativa deste estudo.
Dentre as dimensões de empenhamento profissional, as que mais se destacam na
previsão dos comportamentos de cidadania organizacional são as componentes afectiva
e instrumental.
Neste estudo, os enfermeiros bons cidadãos organizacionais afirmam não usar os
motivos impressivos, ou seja, não admitem que gerem impressões com intuito de
influenciar os outros. Carece-se de estudos, que depois de controlados os efeitos de
desejabilidade social, confirmem estes dados empíricos. The research of organizational citizenship behaviors has proven that this class of behaviors has contributed for the increase of the organizational effectiveness and for the improvement of the organizational environment and the relationships in work context. The organizations hardly would survive if they counted only on the contribution of the employees´ tasks that are obligated to carry out. In a competitive context marked by the turbulence of the markets, demanding fast, innovative and flexible answers to meet the requirements of the market and to its constant demands in terms of change, it is necessary that the employees cooperate among themselves, be conscientious in the fulfillment of their professional duties and defend and protect the organization. The hospital context is no exception to this reality. The literature revision shows scarce specific and simultaneous studies related on the relation between foci and dimensions of commitment and impression management motives and the organizational citizenship behaviors. Most of the research attribute to personality, leadership and satisfaction the leading role in the prevision of the organizational citizenship behaviors. Less attention has been paid to the relation of the commitment with the organizational citizenship behaviors. This study wasn´t just about the evaluation of the impact of the motives in the dependent variable, considered more traditional. A critical position was necessary when we also decided to study the influence of impression management motives in the organizational citizenship behaviors. 420 nurses, who perform their job in two public hospitals: the S. Marcos Hospital (Braga) and the Alto Ave Hospital Center (units of Guimarães and Fafe), were surveyed. The empirical data allows some conclusions. At the outset, they strengthen the importance of the use of a multifocal and multidimensional approach in the study of the commitment and its relation with the organizational citizenship behaviors. The organizational commitment assumes the role of significant predictor of organizational citizenship behaviors. Regarding the influence of the dimensions of organizational commitment, the variables that are part of the explanatory model of the organizational citizenship behaviors were the calculative commitment – personal sacrifice associated to abandonment, the affective commitment and the normative commitment. Henceforth, the empirical data agrees with the inclusion of the professional commitment in the explanatory theoretical models of the organizational behaviors and this is considered a significant contribution of this study. Amongst the dimensions of professional commitment, the most predictive of the organizational citizenship behaviors are the affective and calculative components. In this study, the nurses, who are good organizational citizens, affirm not to use the impressive motives, that is, they do not admit that they manage impressions in order to influence the others. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências Empresariais (área de especialização em Organização e Políticas Empresariais) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19747 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | EEG - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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