Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19747

TítuloOs comportamentos de cidadania organizacional dos enfermeiros hospitalares: a influência dos focos e dimensões de empenhamento e dos motivos de gestão das impressões
Autor(es)Duarte, Márcia Marina Rodrigues Brito
Orientador(es)Cardoso, Carlos José Cabral
Data22-Fev-2012
Resumo(s)Os comportamentos de cidadania organizacional dos enfermeiros hospitalares: a influência dos focos e dimensões de empenhamento e dos motivos de gestão das impressões A investigação acerca dos comportamentos de cidadania organizacional tem comprovado que esta classe de comportamentos contribui para o aumento da eficácia organizacional e para a melhoria do ambiente e dos relacionamentos em contexto de trabalho. As organizações dificilmente sobreviveriam se contassem apenas com os contributos dos empregados, resultantes das tarefas que estão obrigados a executar. Num contexto competitivo, marcado pela turbulência dos mercados, em que se exige respostas rápidas, inovadoras e flexíveis, para responder às solicitações do mercado e às suas constantes exigências em termos de mudança, impõe-se a necessidade dos empregados cooperarem entre eles, de serem conscienciosos no cumprimento dos seus deveres profissionais e de defenderem e protegerem a organização. O contexto hospitalar não escapa a esta realidade. A recensão da literatura mostra existirem escassos estudos que se debrucem, específica e concomitantemente, sobre a relação entre focos e dimensões de empenhamento e motivos de gestão das impressões e os comportamentos de cidadania organizacional. Do lado da investigação dos comportamentos de cidadania organizacional, a maior parte das pesquisas atribuiu aos traços de personalidade, à liderança e à satisfação o papel principal na previsão dos comportamentos de cidadania organizacional. Menor atenção tem sido devotada à relação do empenhamento com os comportamentos de cidadania organizacional. Este estudo não se cingiu à avaliação do impacto dos motivos, considerados como mais tradicionais, na variável dependente. Uma postura crítica impôs-se ao decidir-se estudar também a influência dos motivos de gestão das impressões nos comportamentos de cidadania organizacional. Foram inquiridos 420 enfermeiros que desenvolvem a sua profissão em dois hospitais públicos: o Hospital de S. Marcos (Braga) e o Centro Hospitalar do Alto Ave (unidades de Guimarães e Fafe). Os dados empíricos permitem reunir algumas conclusões. Desde logo, reforçam a importância da utilização de uma abordagem multifocal e multidimensional no estudo do empenhamento e sua relação com os comportamentos de cidadania organizacional. O empenhamento organizacional assume o papel de preditor significativo dos comportamentos de cidadania organizacional. No que concerne à influência das dimensões de empenhamento organizacional, as variáveis que entram no modelo explicativo dos comportamentos de cidadania organizacional foram o empenhamento instrumental – sacrifício pessoal associado ao abandono, o empenhamento afectivo e o empenhamento normativo. Os dados empíricos dão razão à inclusão doravante do empenhamento profissional nos modelos teóricos explicativos dos comportamentos de cidadania organizacional e esta vislumbra-se como uma contribuição significativa deste estudo. Dentre as dimensões de empenhamento profissional, as que mais se destacam na previsão dos comportamentos de cidadania organizacional são as componentes afectiva e instrumental. Neste estudo, os enfermeiros bons cidadãos organizacionais afirmam não usar os motivos impressivos, ou seja, não admitem que gerem impressões com intuito de influenciar os outros. Carece-se de estudos, que depois de controlados os efeitos de desejabilidade social, confirmem estes dados empíricos.
The research of organizational citizenship behaviors has proven that this class of behaviors has contributed for the increase of the organizational effectiveness and for the improvement of the organizational environment and the relationships in work context. The organizations hardly would survive if they counted only on the contribution of the employees´ tasks that are obligated to carry out. In a competitive context marked by the turbulence of the markets, demanding fast, innovative and flexible answers to meet the requirements of the market and to its constant demands in terms of change, it is necessary that the employees cooperate among themselves, be conscientious in the fulfillment of their professional duties and defend and protect the organization. The hospital context is no exception to this reality. The literature revision shows scarce specific and simultaneous studies related on the relation between foci and dimensions of commitment and impression management motives and the organizational citizenship behaviors. Most of the research attribute to personality, leadership and satisfaction the leading role in the prevision of the organizational citizenship behaviors. Less attention has been paid to the relation of the commitment with the organizational citizenship behaviors. This study wasn´t just about the evaluation of the impact of the motives in the dependent variable, considered more traditional. A critical position was necessary when we also decided to study the influence of impression management motives in the organizational citizenship behaviors. 420 nurses, who perform their job in two public hospitals: the S. Marcos Hospital (Braga) and the Alto Ave Hospital Center (units of Guimarães and Fafe), were surveyed. The empirical data allows some conclusions. At the outset, they strengthen the importance of the use of a multifocal and multidimensional approach in the study of the commitment and its relation with the organizational citizenship behaviors. The organizational commitment assumes the role of significant predictor of organizational citizenship behaviors. Regarding the influence of the dimensions of organizational commitment, the variables that are part of the explanatory model of the organizational citizenship behaviors were the calculative commitment – personal sacrifice associated to abandonment, the affective commitment and the normative commitment. Henceforth, the empirical data agrees with the inclusion of the professional commitment in the explanatory theoretical models of the organizational behaviors and this is considered a significant contribution of this study. Amongst the dimensions of professional commitment, the most predictive of the organizational citizenship behaviors are the affective and calculative components. In this study, the nurses, who are good organizational citizens, affirm not to use the impressive motives, that is, they do not admit that they manage impressions in order to influence the others.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências Empresariais (área de especialização em Organização e Políticas Empresariais)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19747
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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