Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19684

TítuloA formação em contexto como apoio a processos de mudança no fazer pedagógico : um estudo de caso
Autor(es)Souza, Heles Cristina Ferreira de
Orientador(es)Formosinho, Júlia
Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveCrianças
Formação em contexto
Educação Infantil
Educadoras
Pedagogia em participação
Data24-Out-2011
Resumo(s)Este trabalho é uma experiência de formação em contexto realizada com duas educadoras da educação infantil no município de Natal (Brasil) entre 2008 e 2009. A experiência voltou-se para um processo de formação como elemento decisivo na redefinição do agir profissional, apoiada pela pedagogia construtivista e pela metodologia do modelo High-Scope, a fim de que essa formação constituísse verdadeiros espaços de aprendizado e crescimento profissional, ligados à melhoria da qualidade da educação infantil. Em síntese, preocupa-se com a formação continua de educadores(as) da educação infantil. Por sua natureza, caracteriza-se como um estudo de caso construtivista numa perspectiva de investigação-ação, pois houve um “mergulho” no universo do centro de educação infantil e nas práticas das educadoras para conhecê-las e acompanhá-las, sendo possível assim investigar elementos que subsidiassem o plano investigativo. Constatou-se no decorrer da experiência que uma formação em contexto, materializada por diferentes estratégias de reflexão e voltada para mudanças da prática, é um processo complexo, lento e por vezes “doloroso”, mas possível de ser realizado. Os resultados evidenciaram a vivência de um processo de transformação e crescimento profissional das educadoras, motivando a buscar mudanças no contexto de trabalho, a partir da elaboração de propostas em equipe. Também motivou as crianças a trabalharem com renovado entusiasmo, com liberdade para optar por atividades que contemplem seus interesses e necessidades. A experiência com a s educadoras, igualmente, motivou-as a dar continuidade ao trabalho, transformando a experiência em atividade efetiva na escola, através da formação do grupo de estudo para modificar a prática pedagógica. Quanto aos pais, diversos foram os relatos de avanços e modificações no comportamento das crianças e, de modo geral, de todos os envolvidos no processo de transformação através dos espaços das salas de experiências.
This work is an experience of training within context with two teachers of early childhood education in Natal (Brazil) between 2008 and 2009. The experience turned into a training process as a decisive element in the redefinition of professional action, supported by constructivist pedagogy and High-Scope model methodology , in order for such training to constitute genuine learning places and of professional growth, related to enhancing the early childhood education quality. In summary, this investigation is concerned with the continuous training of educators of early childhood education. By its nature, it's characterized as a constructivist case study on an investigation-action perspective, because there was a "dive" into the world of the early childhood education center and into the practices of educators to meet them and accompany them, thus making it possible to investigate factors that would subsidize the investigative plan. It was noted, in the course of the experience, that a training within context, embodied by different strategies to thinking and looking to change the practice, is a complex, slow and sometimes "painful", but it is possible to have it accomplished. The results evidenced the process of transformation and professional growth of the educators, motivating the search for changes within the work context, parting from the elaboration of proposals in team. It also motivated the children to work enthusiastically and free to choose activities of their interests and necessities. The experience with the educators, also, motivated them to keep with the work, transforming the experience into an effective activity, through a research group in changing the pedagogic practice. And, about the parents, there were many reports of advance and changes at the children behavior and, in a general way, of everyone involved in the process of transformation through the experience rooms places.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19684
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Heles Cristina Ferreira de Souza.pdf
Acesso restrito!
Tese13,08 MBAdobe PDFVer/Abrir
IMAGENS DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO.pdf
Acesso restrito!
Anexos9,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID