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https://hdl.handle.net/1822/19682
Título: | A ilustração portuguesa para a infância no século XX e movimentos artísticos : influências mútuas, convergências estéticas |
Autor(es): | Silva, Susana Maria Sousa Lopes |
Orientador(es): | Coquet, Eduarda Antunes, Carla |
Data: | 25-Out-2011 |
Resumo(s): | Este trabalho constituiu-se, num primeiro momento, como uma pesquisa alargada
cuja finalidade seria a de obter uma imagem global da ilustração das produções
literárias para a infância realizadas em Portugal a partir de meados do século XX.
Desenvolveu-se, depois, centrando-se particularmente nas obras de Maria Keil e
de Manuela Bacelar.
Foram traçadas algumas estratégias baseadas em conceitos que pretendem
desmistificar o papel secundário e de menoridade da ilustração que prevaleceu durante
muito tempo em relação às chamadas artes maiores.
Foram ainda tidos em linha de conta os desenvolvimentos sociais, científicos,
tecnológicos e artísticos que, inevitavelmente, tiveram responsabilidade nas alterações
verificadas na ilustração do livro para a infância. Verificando-se a contaminação entre
os referidos desenvolvimentos e a ilustração devido, por um lado, ao número de
artistas, pintores, escultores e designers que realizavam, paralelamente, ilustração e,
por outro lado, assistimos a uma evolutiva conquista por parte da ilustração de um
estatuto próprio no campo das artes visuais.
A ilustração cresce, então, numa hibridez que dilui fronteiras e que inclui o fazer
de outras artes na construção da sua identidade. Podemos dizer que ela assume, no seu
desenvolvimento, uma condição inclusiva que, ao absorver múltiplas influências se
enriquece e afirma cada vez mais.
A ilustração passa a ter visibilidade e abandona a presença discreta que vinha
mantendo e que, por isso, permitiu a alguns artistas utilizá-la como veículo de
expressão e experimentação.
Assim, um grupo significativo de artistas tira partido de tais desenvolvimentos e
multiplica sentidos nas imagens que cria para a infância, disseminando-os em milhares
de imaginários.
Foram, seleccionados, para o efeito, alguns nomes que se destacaram a partir da
segunda metade do século XX, por um percurso, marcado quer por um grande volume
de trabalho no âmbito da ilustração, quer pela qualidade das propostas apresentadas,
bem como pela duração e persistência das suas intervenções. Este percurso mostrou-se importante, não só por nos permitir uma maior percepção do que realmente ocupou o
mercado e o imaginário colectivo português durante este período, como também para
justificar a pertinência do estudo particular de duas ilustradoras referidas – Maria Keil
do Amaral e Manuela Bacelar, como elementos fundamentais na definição da referida
paisagem nacional.
Esta opção deveu-se ao facto de, desde logo, o nome de ambas as ilustradoras
sobressair, no panorama da ilustração nacional, num desempenho revelado pela
frequência e diversidade de publicações, e sugerindo um pioneirismo que viríamos a
confirmar. This work began as a broader research that sought to obtain a comprehensive picture of the illustration of literary productions for children held in Portugal from midtwentieth century, particularly through the works of Mary Keil and Manuela Bacelar. We present some strategies based on concepts that aim to demystify the role of secondary and a minor illustration that prevailed for a long time for calls major arts. Were also taken into account of social, scientific, technological and artistic, which inevitably had responsibility for the changes operated on the level of children’s book illustration. We are witnessing a contamination between the developments and the illustration given, on one hand, a growing number of artists, painters, sculptors and designers, will now carry out in parallel, and illustration, on the other hand, witnessed an evolutionary conquest by the illustration of a statute in the field of visual arts. The figure grows, so a hybrid that blurs boundaries and other arts that includes the construction of their identity. We can say that it assumes, in its development, an inclusive condition, absorbing many influences and enriches itself increasingly asserting. The illustration is replaced visibility and abandons the discreet presence which had kept and which therefore allowed some artists use it as a vehicle of modern ideologies. Thus, a significant group of artists take advantage of such developments and multiply meanings in the images they create for children disseminating them into thousands of imaginary ones. Were selected for this purpose, some names that stood out from the second half of the twentieth century, by a route, marked either by a large volume of work within the illustration or the quality of proposals, as well as the duration and persistence of their interventions. This route was considered important not only for allowing us a greater sense of what really took the Portuguese market and the collective imagination during this period, but also to justify the relevance of the particular study of two illustrators - Maria Keil do Amaral and Manuela Bacelar, as key elements in the definition of that national landscape. After this time we have focused our study on the lives and work of Mary Keil do Amaral and Manuela Bacelar. This option was due to the fact that, first, the name of both illustrators excel at the national panorama of illustration, in a performance revealed by the frequency and diversity of publications, a pioneer and suggesting that we were to confirm. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento em Comunicação Visual e Expressão Plástica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19682 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
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