Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19593

TítuloMetodologia de desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado
Autor(es)Sousa, Carlos Eduardo Rodrigues de
Orientador(es)Nunes, Manuel L.
Palavras-chaveOrientação para o mercado
Desenvolvimento de novos produtos
Desempenho das PME
Market orientation
New product development
SME performance
Data2012
Resumo(s)O desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente visa, na sua essência, identificar, compreender e analisar quais os ativos num produto que o cliente mais valoriza. Através de metodologias de orientação para o mercado, é possível identificar informação de valor sobre o mercado alvo, e, com base nesta informação, aplicar melhorias nas características e propriedades do novo produto desde o seu desenvolvimento. Tudo isto permitirá desenvolver novos produtos com maior sucesso e valor de mercado. O principal objetivo deste projeto de investigação é propor um modelo para desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente, em pequenas e médias empresas (PME). Após a realização da revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo conceptual de desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente. Este modelo foi aplicado numa pequena e média empresa. O desenvolvimento de uma filosofia de orientação para o mercado numa empresa exige a aplicação de recursos significativos. A maioria das PME não têm capacidade para desenvolverem esses recursos. No entanto, o caso de estudo realizado permitiu constatar que através do desenvolvimento de ações simples, as PME são capazes de aplicar positivamente alguns dos conceitos da orientação para o mercado, conseguindo obter vantagens competitivas resultantes do desenvolvimento de novos e melhores produtos, mais rentáveis e mais bem-sucedidos no mercado. A análise e discussão dos resultados permitiu identificar que a aplicação de técnicas de orientação para o mercado, por parte da organização, no processo de desenvolvimento de novos produtos poderá ser vantajosa em termos competitivos, permitindo-lhe a expansão para novos mercados, assim como consolidar a sua posição nos mercados atuais.
The development of new products oriented to market/customer pursues, in essence, identify, understand and analyse which product resources are more valorised by the customer. Through methodologies of market orientation, it is possible to identify value information on the target market, and, based on this information, implement improvements in characteristics and properties of the new product since its development. All this will allow develop new products with higher success and market value. The main objective of this project research is to propose a model for the development of new product with market/customer orientation, in small and medium enterprises (SME). After conducting the literature review, a conceptual model was developed for the development of new products market/customer oriented. This model was applied in a small and medium enterprise. The development of a philosophy of market orientation in a company requires the application of significant resources. Most of SME don’t have the capacity to develop these resources. However, the case study revealed that by developing simple actions, SME are able to apply some of the positive concepts of market orientation, obtaining benefits resulting from the competitive development of new and better products, more profitable and more successful in the market. The analysis and discussion of the results identified that the application of market orientation techniques, by the organization, in the new product development process can be profitable in competitive terms, allowing the organization to expand into new markets, as well as consolidating its position in current markets.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19593
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carlos Eduardo Rodrigues de Sousa.pdf4,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID