Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19562
Título: | Mente sã num corpo idoso |
Autor(es): | Marques, Dina Caldas Correia |
Orientador(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular referente ao Mestrado em
Educação, ramo de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, realizado
no centro de dia do Centro de Solidariedade Social da Adémia, concelho de Coimbra. Foi nosso
desejo, com este trabalho, fazer os idosos sentirem-se mais valorizados, com mais auto-estima e
mais úteis. Por sua vez, sendo a solidão uma grande inimiga dos idosos, esforçámo-nos para
que estes lhe encontrassem alternativas.
Divide-se este documento em quatro capítulos, precedidos de uma introdução e
seguidos das considerações finais, bibliografia e anexos.
No primeiro capítulo, apresenta-se a instituição em que decorreu o estágio e caracterizase
o público-alvo. As necessidades e os interesses dos idosos são definidos bem como os
objectivos que orientaram este projecto
Quanto ao segundo capítulo, foi dedicado à contextualização da educação de adultos,
recorrendo para o efeito a diversos autores que a abordam. Uma vez que a educação de adultos
abarca quatro áreas de intervenção distintas, cada uma delas é definida.
Seguiu-se, no terceiro capítulo, a apresentação e a fundamentação da metodologia de
investigação/intervenção utilizada. Também de destacar neste capítulo a identificação dos
recursos mobilizados e das limitações do processo.
Finalmente, o quarto e último capítulo trata de descrever e avaliar o trabalho
desenvolvido ao longo do projecto. Ce présent rapport apparaît dans le champ du stage scolaire concernant à la Maîtrise en Éducation – dans le domaine de spécialisation Éducation d’Adultes et Intervention Communautaire réalisé dans un Centre de jour du Centre de Solidarité Sociale de Adémia, district de Coimbra. Nous avons voulu avec ce travail, faire les personnes âgées se sentir plus appréciées et avec plus d'estime de soi et plus utile. À son tour, une fois que la solitude est un grand ennemi des personnes âgées, nous nous sommes efforcés afin qu´elles puissent lui trouver des alternatives. Ce document est divisé en quatre chapitres, précédés d'une introduction et suivie par les remarques finales, la bibliographie et les annexes. Le premier chapitre présente l'institution où a eu lieu le stage et caractérise le public cible. Les besoins et les intérêts des personnes âgées sont définis ainsi que les objectifs qui ont guidé ce projet. Le deuxième chapitre est consacré au contexte de l'apprentissage des adultes, en s'appuyant à cet effet à plusieurs auteurs. Une fois que l'éducation des adultes englobe quatre domaines distincts d'intervention, chacun est défini. Cela a été suivi par le troisième chapitre, la présentation et la justification de la méthodologie de recherche/intervention utilisée. Aussi en évidence dans ce chapitre l'identification des ressources impliquées et les limites du processus. Enfin, le quatrième et dernier chapitre décrit et évalue le travail développé au long du projet. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19562 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dina Caldas Correia Marques.pdf | Relatório de Estágio | 95,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |