Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19562

TítuloMente sã num corpo idoso
Autor(es)Marques, Dina Caldas Correia
Orientador(es)Casulo, José Carlos de Oliveira
Data2011
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular referente ao Mestrado em Educação, ramo de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, realizado no centro de dia do Centro de Solidariedade Social da Adémia, concelho de Coimbra. Foi nosso desejo, com este trabalho, fazer os idosos sentirem-se mais valorizados, com mais auto-estima e mais úteis. Por sua vez, sendo a solidão uma grande inimiga dos idosos, esforçámo-nos para que estes lhe encontrassem alternativas. Divide-se este documento em quatro capítulos, precedidos de uma introdução e seguidos das considerações finais, bibliografia e anexos. No primeiro capítulo, apresenta-se a instituição em que decorreu o estágio e caracterizase o público-alvo. As necessidades e os interesses dos idosos são definidos bem como os objectivos que orientaram este projecto Quanto ao segundo capítulo, foi dedicado à contextualização da educação de adultos, recorrendo para o efeito a diversos autores que a abordam. Uma vez que a educação de adultos abarca quatro áreas de intervenção distintas, cada uma delas é definida. Seguiu-se, no terceiro capítulo, a apresentação e a fundamentação da metodologia de investigação/intervenção utilizada. Também de destacar neste capítulo a identificação dos recursos mobilizados e das limitações do processo. Finalmente, o quarto e último capítulo trata de descrever e avaliar o trabalho desenvolvido ao longo do projecto.
Ce présent rapport apparaît dans le champ du stage scolaire concernant à la Maîtrise en Éducation – dans le domaine de spécialisation Éducation d’Adultes et Intervention Communautaire réalisé dans un Centre de jour du Centre de Solidarité Sociale de Adémia, district de Coimbra. Nous avons voulu avec ce travail, faire les personnes âgées se sentir plus appréciées et avec plus d'estime de soi et plus utile. À son tour, une fois que la solitude est un grand ennemi des personnes âgées, nous nous sommes efforcés afin qu´elles puissent lui trouver des alternatives. Ce document est divisé en quatre chapitres, précédés d'une introduction et suivie par les remarques finales, la bibliographie et les annexes. Le premier chapitre présente l'institution où a eu lieu le stage et caractérise le public cible. Les besoins et les intérêts des personnes âgées sont définis ainsi que les objectifs qui ont guidé ce projet. Le deuxième chapitre est consacré au contexte de l'apprentissage des adultes, en s'appuyant à cet effet à plusieurs auteurs. Une fois que l'éducation des adultes englobe quatre domaines distincts d'intervention, chacun est défini. Cela a été suivi par le troisième chapitre, la présentation et la justification de la méthodologie de recherche/intervention utilisée. Aussi en évidence dans ce chapitre l'identification des ressources impliquées et les limites du processus. Enfin, le quatrième et dernier chapitre décrit et évalue le travail développé au long du projet.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19562
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dina Caldas Correia Marques.pdfRelatório de Estágio95,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID