Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19558

TítuloEscrever na aula de espanhol, língua estrangeira : a escrita de cartas e postais no 9º ano de escolaridade
Autor(es)Santos, Susana Catarina da Silva
Orientador(es)Núñez Sabarís, Xaquín
Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveExpressão escrita
Tipologia de textos
Organização textual
Marcadores discursivos
Writing skills
Types of texts
Writing organization
Discourse markers
Data2012
Resumo(s)Sendo a expressão escrita considerada como um processo complexo, a sua execução na aula de língua estrangeira leva a criar ferramentas capazes de motivar, ajudar e a promover hábitos de escrita. A competência que irá ser trabalhada neste relatório é a expressão escrita. Inicialmente faz-se uma abordagem sobre a escrita no capítulo I, seguidamente no capítulo II apresento o plano de intervenção e os motivos que me levaram a trabalhar esta competência e posteriormente no capítulo III faz-se a descrição da intervenção e apresenta-se os resultados da mesma. O presente estudo tem como objetivo detetar as dificuldades que os alunos têm no momento de redigir um texto. Para tal, tomou-se uma amostra composta por 28 alunos do 9º ano de escolaridade. Aplicou-se a esta amostra uma atividade de diagnóstico, seguindo-se um plano de intervenção, culminando com uma tarefa final. Tanto na atividade de diagnóstico como na tarefa final os alunos deveriam redigir um texto dentro de um determinado tema e circunstâncias.
As writing skills have been considered a complex process, carrying them out in a foreign language class leads us to the creation of new tools capable of motivating, helping and the promotion of writing habits. The competence which will be worked in this report is written skills. To begin with there is an approach done on writing in chapter I, then in chapter II I introduce the intervention plan and the reasons for having worked this skill. Later on in chapter III there is a description of the intervention and the presenting of the same results. The present study has as an aim the detection of the difficulties that the students have when they begin to compose their texts. For this, there was a trial made up of 28 students attending the 9th year. In this trial there was a diagnostic activity, followed by an intervention plan and ended with the final task. In both the diagnostic activity as in the final task the students should compose a text within a determined theme and circumstances.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19558
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Catarina da Silva Santos.pdf
Acesso restrito!
4,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID