Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/19552

TitleMais saúde, mais vida : projecto de educação e promoção para a saúde
Author(s)Silva, Diana Filipe Pereira Gonçalves Neto da
Advisor(s)Antunes, Maria da Conceição Pinto
KeywordsEducação de adultos
Educação para a saúde
Investigação-acção participativa
Intervenção comunitária
Adult education
Health education
Participatory action research
Community intervention
Issue date2011
Abstract(s)Numa sociedade em que há uma grande lacuna de formação e qualificações e em que se aposta numa política remediativa ao invés de preventiva, urge investir tanto no aumento de qualificação da população, como no campo da Educação e Promoção para a Saúde, não só para promover o aumento das qualificações e competências da população, como também instigar a adopção de estilos de vida saudáveis e promover o aumento da conscientização crítica acerca das vivências relacionais com a saúde, que tanto contribuem para a qualidade de vida de todos. Foi neste sentido que surgiu este projecto. As actividades desenvolvidas ao longo do estágio, através de um paradigma de investigação-acção participativa, em permanente diálogo com formandos e instituição de acolhimento, no caso, formandos de dois cursos EFA de uma Escola Profissional, primaram por tentar responder às necessidades identificadas inicialmente, proporcionando, por um lado experiências enriquecedoras e promotoras de um aumento de conhecimento sobre os temas abordados e, por outro, momentos de reflexão que potenciaram a interiorização dos conhecimentos adquiridos e a possível mudança de atitudes/comportamentos. Este projecto de cariz qualitativo, primou pelo uso de métodos e técnicas activos que tentaram incrementar ao máximo a participação do público-alvo, por forma a tornar-se mais fácil concretizar a finalidade definida de promoção de estilos de vida saudável, e o aumento das qualificações dos/as formandos/as.
In a society where there is a wide gap of formation and skills and commitment to a policy that is remedial rather than preventive, there is an urgent need to invest in the higher qualification of the population, and in the field of Education and Health Promotion, not only to promote the increase in qualifications and skills of the population, as well as to instigate the adoption of healthy lifestyles and promote the increase of critical awareness about health-related experiences, which largely contribute to the quality of life for all. This is why this project began. The activities developed along the professional practice, through a paradigm of participatory action research, in constant dialogue with trainees and host institution, in this case, students from two EFA courses of a Vocational School, excelled by trying to meet the needs identified initially, providing, on the one hand, enriching experiences that promote an increased knowledge of the topics addressed, and on the other hand, moments of reflection that have enhanced the internalization of knowledge and possible changes in attitudes / behaviours. This project, of a qualitative nature, excelled by the use of active methods and techniques that tried to increase the maximum participation of the audience, in order to make it easier to achieve the defined purpose of promoting healthy lifestyles and increased skills of the trainees.
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/19552
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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