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https://hdl.handle.net/1822/19540
Título: | Avaliação da compreensão da gramática oral em crianças dos 4 aos 6 anos de idade : um estudo no concelho de Esposende |
Autor(es): | Enes, Bernardete Cunha |
Orientador(es): | Santos, Anabela Cruz dos |
Palavras-chave: | Linguagem Gramática oral Avaliação Educação pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Métodos quantitativos Language Oral grammar Assessment Pre-school children Elementary school Quantitative methods |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Este estudo exploratório teve por finalidade traduzir e adaptar para Português
Europeu o Test for Reception of Grammar Version 2 (TROG-2) de Bishop (2003) e
analisar o desempenho da compreensão da gramática oral em crianças com idades
compreendidas entre os 4 e os 6:11 anos de idade. Este teste é composto por 80 itens,
divididos em 20 Blocos (quatro itens por bloco) em que cada bloco representa uma
estruturação frásica diferente. O teste foi aplicado a 93 crianças que estão inseridas em
contextos pré-escolares e escolares (1º ano do 1º ciclo do ensino básico) em
instituições públicas e privadas do concelho de Esposende. Estas crianças
frequentavam três anos de escolaridade distintos: 31 crianças pertenciam à sala dos 4
anos; 33 crianças à sala dos 5 anos; e 29 crianças ao 1º ano do 1º ciclo do ensino
básico. Os resultados deste estudo permitem concluir que: a) o desempenho mais
elevado registou-se nos blocos com a seguinte estruturação frásica: “Frases com dois
elementos: Sujeito/ Verbo”, “Frase com locução prepositiva em cima de/dentro de”, e
“Frases na forma negativa”; b) a idade cronológica influencia o desempenho, uma vez
que, as crianças de faixas etárias inferiores apresentam um menor desempenho em
relação às crianças de faixas etárias superiores; c) o género tem prevalência no
desempenho apresentado pelas crianças, onde se destaca que o género feminino
apresenta um desempenho superior no teste, relativamente ao género masculino; d) o
ano de escolaridade influencia o desempenho, uma vez que foram obtidos melhores
resultados em crianças que frequentavam anos escolares superiores. Adicionalmente,
foi analisada a consistência interna do teste, tendo-se obtido um valor de Alfa de
Cronbach (α=.977) considerado muito bom segundo Almeida e Freire (2008). Em
suma, o presente estudo indica a indispensabilidade de construir e aferir, para a
população portuguesa, testes que permitam a avaliação da linguagem e a identificação
precoce de perturbações de linguagem, de modo a possibilitar uma intervenção eficaz
junto de crianças com este tipo de problemática. The aim of this study was to translate and adapt for the European Portuguese the Test for Reception of Grammar Version 2 (TROG-2) by Bishop (2003), and to analyze the performance of oral grammar in children aged 4 to 6 years old. This test consists of 80 items, divided into 20 blocks (four items per block) in which each block represent a different sentence structure. The test was applied to 93 children who attended preschool and 1st year of elementary school in the municipality of Esposende (school contexts were public and private). The results of this study showed: a) children’s performance was higher according to blocks with the following sentence structure: "Two elements", "Reversible in and on", "Negative"; b) age influences performance, since younger children had a lower performance compared to older children; c) gender influences children's performance, which highlights that the female gender has a better performance than the male gender; d) school year influences test performance, since the best results were obtained in children attending higher educational years. Additionally, was analyzed the internal consistency of the test, which obtained a value of Cronbach's alpha (α =. 977) considered to be very good according to Almeida and Freire (2008). In summary, this study shows the importance of developing assessment tools for the Portuguese population, and in addition to early identify language disorders in preschool and school age children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19540 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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