Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19531
Título: | Os processos de supervisão reflexiva e inovação em Centros de Formação Contínua de Professores : um estudo centrado num Centro de Formação Contínua de Professores privado |
Autor(es): | Silva, Alda Maria Araújo Ferreira |
Orientador(es): | Vilaça, Teresa |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Este estágio decorreu num Centro de formação Contínua de Professores (CFCP) privado que
tinha como objectivo optimizar o processo que avalia o grau de utilidade das acções de
formação, a sua aplicabilidade nos contextos profissionais dos professores e o grau de satisfação
dos formandos e formadores sobre a formação, para que fosse possível à instituição o progresso
da oferta formativa, contribuindo para a melhoria contínua da Formação Contínua de
Professores. Para dar resposta à necessidade sentida por este CFCP em melhorar
continuamente as suas práticas formativas e o seu crescimento como instituição formadora em
desenvolvimento, através de propostas inovadoras, o estágio iniciou-se com a análise dos
processos de reflexão e inovação supervisiva que têm vindo a ocorrer num CFCP público e
noutro privado. Com base nesta informação recolhida, planificou-se, implementou-se e avaliou-se
algumas estratégias que utilizam as tecnologias de informação e comunicação (TIC) para
promover o crescimento do CFCP privado e dos seus processos de supervisão e inovação, na
perspectiva da adequação dos instrumentos de recolha de informação.
Assim, na primeira fase analisou-se estatisticamente os questionários de avaliação (questionário
da avaliação inicial e final da formação e o questionário ao formador), das acções de formação
do Plano de Formação do CFCP privado, entre os anos lectivos 2009/10 e 2010/11.
A segunda fase, envolveu a elaboração, validação e aplicação de uma entrevista semiestruturada
para analisar as percepções do Director de um CFCP público e outro privado, sobre os
mecanismos de reflexão e inovação que introduz no CFCP para promover o seu
desenvolvimento.
Numa terceira fase, examinei as TIC que melhor contribuiriam para implementar melhorias nos
processos de reflexão existentes no CFCP privado e implementou-se e testou-se essas melhorias
em três acções de formação.
Numa quarta e última fase, analisou-se as percepções do formador de duas acções de formação
e dois formados face às melhorias introduzidas pela estagiária. Com esse objectivo, foi realizada
uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo destas entrevistas mostrou que os
formandos e formador consideraram as melhorias introduzidas on-line pela estagiária no
processo de avaliação das acções de formação como um requisito necessário, muito mais
prático e inevitável nos dias de hoje, porque vivemos numa sociedade de informação. Também
consideraram que a implementação dos questionários on-line para avaliar a formação, facilitam
a análise dos dados e a elaboração do relatório final que mostra a qualidade da formação do
CFCP. This stage took place in a private In-Service Teacher Training Center (ISTTC) which aimed to optimize the process that evaluates the degree of usefulness of training, their applicability in teachers’ professional contexts and the degree of satisfaction of trainees and trainers involved in training programs so it could be possible for the institution to improve the training offered, contributing to a continuous improvement of in-service teacher training. To meet the need felt by the ISTTC to continuously improve its training practices and its growth as a training institution in development through innovative approaches, this stage began with the analysis of the supervision and innovation processes that have been taking place in a public and another private ISTTC. Based on the information collected, some strategies that use information and communication technologies (ICT) to promote the growth of the private ISTTC and its supervision and innovation processes regarding the adequacy of collecting information tools were planned, implemented and evaluated. Thus, in the first phase, a statistical treatment of questionnaires of the assessment (questionnaire of initial assessment and of the assessment of the end of training and the questionnaire of trainer) of the In-Service Teacher Training Plan of the private ISTTC, between the academic years 2009/10 and 2010/11 was carried out. The second phase involved the development, validation and application of a semi-structured interview to assess the perceptions of a Director of a public and another of a private ISTTC, on the mechanisms of reflection and innovation that he/she introduces in the ISTTC to promote its development. In the third phase, the ICT which best contribute to the implementation of improvements in existing processes of reflection in the private ISTTC were examined and these improvements were implemented and tested in these three training courses. In the fourth and final phase, the perceptions of the trainer and two teachers of two training courses regarding the improvements made by the investigator were analyzed. Finally, a semistructured interview was conducted. Content analysis of these interviews showed that the trainees and trainer felt that the improvements made by the online evaluation process previously introduced are a necessary requirement, much more practical and inevitable in the present due to the fact that we live in an information society. They also considered that the implementation of the online questionnaires to evaluate the training facilitates data analysis and the elaboration of the final report which demonstrates the quality of the training of the private ISTTC. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19531 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alda Maria Araújo Ferreira Silva.pdf Acesso restrito! | 2,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |