Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19528

TítuloPromoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva
Autor(es)Novais, Ana Sofia Oliveira Carvalho
Orientador(es)Precioso, José
Data2011
Resumo(s)A Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) é considerada uma "perturbação disruptiva do comportamento e de défice de atenção" (APA, 2002)e que manifesta, a maior parte das vezes, grandes impactos na aprendizagem dos jovens que a possuem. Actualmente, nas nossas escolas, estima-se que 3 a 7% da população padeça desta perturbação, assumindo, portanto, a sua influência no processo de aprendizagem dos alunos. (APA, 2002) O problema abordado neste projecto surgiu da constatação da existência de 4 alunos com PHDA numa das turmas da orientadora cooperante da escola onde iria decorrer o módulo 3 (Intervenção Pedagógica), pertencente à unidade curricular "Estágio Profissional" do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Foram envolvidos os 27 alunos dessa turma, no sentido de promover o sucesso de todos. A intervenção pode considerar-se em duas fases: fase de observação e de acção. Foi a partir da fase de observação que se identificou o problema e se investigaram e caracterizaram os comportamentos exibidos pelos alunos com PHDA que poderiam estar relacionados com o seu insucesso (e ter impacto no grupo-turma). Mediante a análise destas informações, objectivou-se desenvolver medidas para promover a diminuição do insucesso escolar destes alunos em particular e do grupo-turma em geral. Já em fase de acção, foram implementadas as estratégias que pretenderam motivar nos alunos a resolução das tarefas, facilitando a aprendizagem e foram analisados os resultados obtidos a partir da sua aplicação. De acordo com as observações, foi possível apurar que os estudantes hiperactivos exibem comportamentos diferentes em relação aos que não apresentam esse distúrbio e que os mesmos acabam por influenciar negativamente tanto a aprendizagem dos próprios como dos colegas. Os resultados decorrentes da prática do projecto sugerem que, na generalidade, os alunos obtiveram melhores prestações, permitindo constatar que o mais indicado para promover a sua atenção é implementar tarefas não repetitivas (de preferência com um carácter lúdico) ao longo das aulas e conferir um acompanhamento pessoal e diferenciado. No entanto, seria necessário alargar o tamanho da amostra e a duração da intervenção para se poder obter melhores resultados e também legitimar a sua generalização.
The Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is considered to be a "disruptive behavior disorder and attention-deficit disorder" (APA, 2002) and often gives rise to large impacts on learning of young people who have it. Today, in our schools, it is estimated that 3-7% of the population suffer from this disorder, assuming, therefore, its influence on their process of learning. (APA, 2002) The issue that is dealt with on this project arose from the finding of four students diagnosed with ADHD in the class of cooperative teacher of the school where the module 3 (Educational Intervention) would take place, belonging to the course "Internship" in the Master Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. It involved the 27 students of this class, aiming to promote the success of all. The intervention can be considered to be split in two stages: observation and action. It was from the observation stage that the problem was identified and investigated and characterized the behavior exhibited by students with ADHD that could be related to their scholar failure (and have impact on group-class). Bearing in mind the analysis of this information we set the target of developing measures in order to help reduce school failure of students in particular and the group-class in general. Already in action, the strategies were implemented to motivate students in the resolution of the tasks, facilitating learning and analyzed the results from its application. According to the observations, it was found that hyperactive students exhibit different behaviors than those who do not have the disorder and that they negatively influence the learning of both themselves and their colleagues. The results from the practice of the project suggest that, overall, students performed better services, shows that the most suitable to draw their attention is to implement non-repetitive tasks (preferably with an entertaining aspect) over the classes and give a personal monitoring and differentiated teaching. However, it would be necessary to extend the sample size and duration of the intervention in order to achieve better results and also to legitimize their generalization.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19528
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Sofia Oliveira Carvalho Novais.pdf6,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID