Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19520

TítuloGestão de conflitos interpessoais na infância : um olhar construtivista
Autor(es)Ferreira, Daniela Sofia Ribeiro
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Data2011
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada presente no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Trata-se de uma componente curricular que tem por finalidade a construção de um perfil específico de conhecimentos e competências da profissão de educador de infância. A ação pedagógica durante a Prática de Ensino Supervisionada iniciou-se com observação das crianças e do contexto, no sentido de conhecer e compreender os seus interesses e necessidades para sustentar uma intervenção pedagógica posterior. Durante este processo procurou-se ter por base os referenciais teóricos e as reflexões e interpretações realizadas a partir das observações efetuadas. Desta dinâmica, e com o consenso das educadoras cooperantes, surgiu o projeto de intervenção no âmbito da gestão de conflitos interpessoais. Desenvolvido nas valências de creche e jardim de infância, teve como principal objetivo a gestão de conflitos entre pares com base numa perspetiva construtivista. Assumindo-se que a criança participa ativamente na construção do seu conhecimento, acredita-se que esta é também capaz de realizar escolhas, de tomar decisões, de tomar iniciativas relativamente à resolução dos seus conflitos interpessoais. No decorrer deste projeto de intervenção surgiram outros objetivos associados, nomeadamente o de promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e o de proporcionar diferentes oportunidades de aprendizagem. Para cumprir os objetivos traçados, foram delineadas duas estratégias distintas para cada contexto de intervenção. No contexto de creche, procurou-se intervir ao nível do espaço e materiais da sala de atividades, procedendo-se à introdução de diferentes materiais pelas áreas de interesse e brincadeira existentes na mesma. No contexto de jardim de infância, procurou-se realizar atividades colaborativas com o intuito de estimular uma interação positiva entre as crianças. Com a implementação destas estratégias, foi possível constatar que uma intervenção pedagógica ao nível dos conflitos interpessoais na infância se realiza na vivência do quotidiano da sala de educação de infância. Ao desenvolver a compreensão e as competências sociais através das vivências únicas e diversificas nos contextos de brincadeira e trabalho, onde crianças e adultos se envolvem ativamente, as crianças têm a oportunidade de realizar aprendizagens sobre o mundo que as rodeia.
The present report refers to the pedagogical action developed within the framework of Supervised Teaching Practice in the curriculum of the Masters Degree in Pre-School Education at the University of Minho. With this curricular component, the development of specific professional knowledge and skills of kindergarten teachers is sought. The pedagogical action began with the observation of a group of children and their educational context with the aim of developing an awareness and understanding of children‟s needs and interests upon which to sustain the subsequent educational intervention. This process was framed by theory, reflections and interpretations of the data collected through the observation. From this dynamics an intervention project emerged on the management of interpersonal conflicts among children based on a constructivist perspective. Assuming that the child actively participates in the construction of his or her knowledge, it was also assumed that he or she is also able to make choices, to take decisions and to act on the resolution of interpersonal conflicts. During the intervention project, other professional objectives were also established, namely the promotion of personal and social development of children and the provision different learning opportunities. The project received the approval and consent of the cooperating teachers and was developed both in nursery and kindergarten contexts. To meet these objectives, two distinct strategies were outlined. In the nursery context, an intervention was made at different spatial dimensions of the activity room, introducing varied materials in the existing areas of interest and play; in the kindergarten context, collaborative activities were introduced in order to stimulate positive interaction among children. The implementation of these strategies made it possible to realize that the educational intervention at the level of interpersonal conflicts in early childhood education occurs in the interaction that takes place in the classroom every day. While developing their understanding and social skills through unique and diversified experiences in the contexts of play and work, in which children and adults are actively involved, children have the opportunity to learn about the world surrounding them.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19520
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Sofia Ribeiro Ferreira.pdf
Acesso restrito!
1,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID